5 erros que você pode estar cometendo com seu cinto de levantamento de peso

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Pergunte a meia dúzia de levantadores experientes sobre qual cinto eles usam e por que, e você provavelmente receberá muitas respostas diferentes. De fato, você provavelmente receberá mais respostas do que as perguntas feitas, pois muitos levantadores terão mais de um cinto para atender a diferentes elevadores e situações.

O cinto para elevação é uma preferência pessoal, e o objetivo deste artigo não é falar sobre os prós e contras de vários tipos de cinto. Em vez disso, dedicaremos nosso tempo a descobrir como fazer o melhor uso desse auxílio de treinamento simples, mas muito eficaz.

Gostaria de confiar que todos vocês acreditam em usar um cinto, mas, na realidade, sei que alguns de vocês podem precisar de um pouco mais de convencimento. Vamos tentar esta linha de raciocínio. Para melhorar (em qualquer coisa – seu esporte, sua vida, seu levantamento), você precisa se fortalecer. Para ficar mais forte, você precisa levantar mais pesado. Para levantar mais pesado, você precisa usar um cinto. Portanto, usar um cinto permite que você levante mais pesado, o que aumenta a força geral, o que faz você sugar menos. Bem simples quando você pensa assim, certo?

E para aqueles que pensam que seu núcleo não ficará mais forte usando um cinto, abordaremos as questões do núcleo e da pressão intra-abdominal abaixo.

Aumentar a força geral dessa maneira através do uso de um cinto significa que, mesmo quando você tira o cinto, você pode levantar mais pesado do que se não tivesse usado o cinto em primeiro lugar. Isso tudo leva a levantar mais peso com mais frequência. Conectá-lo de volta à lógica acima significa que você continua fortalecendo sua vantagem final.

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Se isso não o convencer, provavelmente este não é o artigo certo para você. No entanto, se você deseja saber como tirar o máximo proveito do seu cinto (leia: como ficar mais forte, mais rápido), continue lendo.

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1. Como usar sua correia de elevação de forma eficaz

Vamos esclarecer um equívoco aqui. A principal função de um cinto não é apoiar as costas per se, como comumente se acredita. Em vez disso, ajuda a aumentar a pressão intra-abdominal, que, por sua vez, atua como uma cinta para apoiar e fortalecer sua coluna. Para usar seu cinto de forma eficaz, você precisa usar a manobra de Valsalva. Isso envolve respirar profundamente a barriga (não o peito) e tentar expirar com força com a garganta fechada. Isso empurrará sua barriga para dentro do cinto, o que ajudará a aumentar a pressão acumulada em torno de sua barriga.

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2. Quando usar um cinto de levantamento de peso

Quando as coisas ficam difíceis, os difíceis usam um cinto. Não estou sugerindo que você use um cinto para todos os seus conjuntos de aquecimento. Mas quando começar a ficar peludo, adicione o cinto. Na verdade, eu recomendaria usar o cinto antes dos sets que importam. Respirar com dificuldade contra o cinto é uma habilidade que precisa ser praticada, especialmente ao realizar repetições contínuas.

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3. Quão apertado deve ser apertado o cinto de elevação

Como discutimos, um bom cinto de elevação é projetado para aumentar a pressão intra-abdominal e estabilizar toda a sua barriga. Para criar essa pressão, você precisa contrair os abdominais contra o cinto. Para tornar isso possível, use o cinto com um orifício mais solto do que o mais apertado possível. Uma boa regra é que você possa colocar a mão entre a barriga e o cinto.

4. Como você posiciona uma correia de elevação em seu corpo

A resposta básica para isso é: onde isso não impede o seu levantamento. A parte inferior do cinto não deve ficar presa nos quadris quando eles são flexionados. A parte superior do cinto também não deve pressionar as costelas. Use-o em uma posição confortável, enquanto permite criar a pressão necessária contra ele. Você pode achar que esta posição é um pouco mais alta ao puxar do chão.

5. Quando é a melhor hora para usar uma correia de elevação

Em termos de movimentos, estamos falando dos grandes elevadores compostos (agachamentos, levantamento terra e prensas), e também dos elevadores olímpicos, juntamente com exercícios de homem mais forte, como o jugo e as caminhadas dos fazendeiros. Todos esses movimentos são fundamentais para construir força. Quaisquer movimentos que possam ser classificados como tais, como vimos, são melhor executados com um cinto para obter o peso máximo e o benefício máximo.

Quaisquer que sejam seus objetivos, vale a pena conhecer e entender como fazer o melhor uso dessa ferramenta altamente eficaz para ajudá-lo em sua jornada. Preparar-se!



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