8 dicas olímpicas incomuns de obtenção de resultados

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O levantamento olímpico é uma das atividades atléticas de alto nível, baseadas em habilidades, que se pode realizar. Nenhum outro estilo de elevação exige o mesmo nível de coordenação, concentração e detalhes do que uma limpeza pesada e um empurrão ou arrebatar.

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Os elevadores olímpicos exigem dicas de treinamento para desenvolver padrões motores adequados

Tive uma sorte incrível na minha carreira de treinador por ter sido criado por alguns verdadeiros mestres no jogo. Cerca de dois meses após minha carreira de treinador, participei da Conferência de Treinamento Específico de Esporte da NSCA em Anaheim, em janeiro de 2000, e ouvi Mike Burgener ensinar os levantamentos. Fiquei hipnotizado por ele e me apaixonei por cada palavra que saía de sua boca (e sua habilidade única de matar todos nós em duas horas curtas com um cano de PVC). Eu imediatamente o procurei, e ele abriu sua casa e seu conhecimento infinito para mim. Passei os próximos três anos fazendo visitas e ajudando-o nos EUA.

Mike não apenas tem décadas de sabedoria para compartilhar, mas também a sugestão que ele usa pode, de alguma maneira, obter uma sala cheia de novatos na mesma página. Isso é poderoso. A seguir, dicas que você pode ou não ter ouvido ao ensinar levantamento olímpico. Muitos deles eu criei por necessidade. Eles são minhas dicas para quase todos, e tive um tremendo sucesso com cada um deles.

Sugestão # 1: água gelada nas veias

O levantamento olímpico é tanto psicológico quanto físico. Qualquer pessoa que tenha desenvolvido proficiência nos elevadores olímpicos concordará que o máximo de tentativas pode ser incrivelmente estressante e provocar níveis significativos de medo. Portanto, muitos levantadores querem entrar em espuma antes de seguir uma tentativa pesada. Isso geralmente envolve gritar e gritar, pular e tentar usar a agressividade para alimentar as tentativas.

Tenho más notícias para quem faz isso. Realisticamente, você quer fazer exatamente o oposto. Assista a treinadores de alto nível. Todos eles têm uma abordagem sem emoção para o bar. Eles dominaram um olhar de mil milhas. Excesso de excitabilidade interrompe o fluxo do programa motor. Eu digo aos meus atletas que eles não precisam ter nenhuma conexão emocional com a tentativa. Depois de concluir o elevador com sucesso, fique furioso, mas nem um momento antes.

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Água gelada nas veias.

Sugestão # 2: comprometa-se a atirar nos cotovelos

Essa sugestão é ouro puro se você estiver trabalhando com um levantador que não está com os cotovelos a toda a distância quando eles pegam. Eu vejo cinquenta vezes por dia. Os levantadores precisam tomar uma decisão formal de que não importa o quê, eles vão atirar nos cotovelos a toda a distância o mais rápido possível.

Em algumas tentativas, você verá os levantadores fazer exatamente o oposto. Eles quase se resignaram ao fato de não conseguirem suportar o peso, e os braços nunca se envolvem. Se esse for o caso de um de seus atletas, você deve convencê-los de que os cotovelos não são negociáveis. Os cotovelos precisam ser automáticos e precisam terminar com ritmo. Então puxe seus atletas para o lado e convença-os de que, mesmo antes de tocarem no bar, eles precisam fazer um acordo com eles que inferno ou água alta, eles vão atirar nos cotovelos. Funciona.

Comprometa-se a atirar nos cotovelos.

Sugestão # 3: Juntas para baixo

A sensação de perder a aderência leva a uma tentativa fracassada garantida, especialmente para jovens levantadores. Problemas com aderência são alguns dos primeiros erros que os treinadores encontram com alguém que está começando. Isso é com ou sem o uso de um gancho.

Na minha experiência com os milhares de levantadores com quem trabalhei, quase todo mundo naturalmente tem os pulsos em ligeira extensão quando agarrar a barra. Se você observar a localização da barra na mão quando os pulsos estiverem em qualquer nível de extensão, a pressão da barra se moverá para as pontas dos dedos. Pense em fazer um puxão na ponta dos dedos. É dez vezes mais difícil do que um aperto total. Se você não estiver com os nós dos dedos para baixo, use a ponta do dedo para puxar para puxar centenas de quilos do chão. Knuckles down faz três coisas importantes:

  • Como você agora precisa flexionar levemente o pulso, a barra repousa na carne das mãos, em vez da ponta dos dedos. Então, fora do portão, você está em uma posição mais forte em virtude de um domínio mais seguro.
  • Usar uma alça de gancho (como a maioria dos levantadores experientes faz) move uma grande parte da pressão do polegar.
  • A intenção de empurrar os nós dos dedos para baixo mantém os cotovelos retos por mais tempo.

Juntas para baixo.

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Esquerda: Correta, articulações para baixo; Direita: incorreta. articulações para fora.

Sugestão # 4: Afaste o chão com o primeiro puxão

A primeira atração pode ser complicada para jovens levantadores, porque eles querem limpar os joelhos para o caminho da barra. Se não ensinarmos a peça adequadamente, os levantadores iniciantes moerão as canelas com a barra ou empurrarão os joelhos para trás sem levantar os quadris. Embora passemos por uma seção inteira ajudando esses atletas a conceituar a necessidade de limpar os joelhos, em muitos casos, ainda fica enlameado.

Pensar em afastar o chão enquanto estiver em pé com a barra organiza não apenas a coordenação muscular que se encaixa na tarefa, mas também limpa os joelhos da barra. Os levantadores acabam em uma ótima posição e são capazes de fazer uma transição eficaz.

Dirija o chão para longe na primeira tração.

Sugestão # 5: encolher de ombros

Levei vários anos para finalmente ensinar a terceira atração. Descobri que, no minuto em que você instrui seus atletas a se colocarem embaixo da barra, eles inevitavelmente começam a puxar com os braços durante a segunda tentativa. E como o treinador B diz, “Quando o cotovelo se dobra, a força acaba.”

Até que essa sugestão surgiu, eu concluí que, se trabalharia apenas com iniciantes e intermediários, não ensinaria a terceira atração. Antigamente, ensinávamos às crianças que o encolher de ombros era a última tentativa de conseguir sustentação vertical no bar. Agora, embora entendamos que o encolher de ombros ajuda a elevar a barra um pouco mais alto e nos compra uma fração de segundo mais tempo para descer, ensinamos que o encolher de ombros é o ponto em que a queda para pegar começa. Se você tem um levantador que está disposto e é capaz de soltar os ombros – como deveriam ser -, provavelmente terá um atleta que está disposto e é capaz de cair rapidamente em suas pegadas. Vantajoso para as duas partes.

Encolhe os ombros.

Sugestão # 6: jogue sua ponte para o canto

Estudei Baguazhang por muitos anos e fui um atacante ofensivo por treze anos. A “ponte” (ou o que passamos a chamar de barra da ponte traseira) é esse imaginário Barra que cobre a parte traseira do atleta de ombro a ombro. Quando você está tentando obter uma vantagem de alavancagem em um espaço apertado contra um oponente, você tem uma vantagem considerável se conseguir manipular sua ponte pressionando e puxando para obter o controle da parte superior do corpo. Lutadores, homens da linha e lutadores de Jiu-Jitsu saberão do que estou falando, mesmo que nossa terminologia seja diferente.

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Conheça a ponte, jogue a ponte para obter uma melhor extensão do quadril

Para que um levantador termine o quadril, explicamos a ponte e depois instruímo-los a jogá-la no canto da sala onde a parede e o telhado se encontram. Como FYI, as plataformas em minhas instalações estão encostadas na parede, perto do canto da sala. Você pode usar uma luminária ou algo assim se a sua configuração for dramaticamente diferente. Se essa idéia da ponte não ressoar com você, a base do pescoço é algo que todos podemos entender. De qualquer maneira, para uma captura bem-sucedida, queremos que os quadris terminem e obtenham extensão total em leve hiperextensão para entregar a barra.

Jogue sua ponte para o canto.

Sugestão 7: Pegar como uma montanha

Quantas vezes você pegou uma limpeza, apenas para ser dobrado pelo peso quando você e a barra se encontram? Isso acontece muito, especialmente com levantadores iniciantes. Eles gastam toda a sua energia puxando, então amolecem na parte inferior da trava e dobram.

Eu digo aos levantadores que têm esse problema que precisam ser uma montanha no fundo. A tensão total em todo o corpo permitirá que sua estrutura tolere a carga. O visual de uma montanha lhes dá a sensação de algo grande e sólido. A maioria dos novatos pensa que está tendo um problema técnico quando, na realidade, só precisa pensar forte. Eu recebo resultados quase perfeitos com esta sugestão.

Pegar como uma montanha.

Sugestão # 8: sinta suas oblíquas no agachamento

Este me ocorreu vários meses atrás, quando eu estava tentando gerar maiores graus de tensão na minha prensagem vertical. Tive várias lesões nas costas no passado, tanto de mexer, que faço com técnicas vem da necessidade de criar estrutura e estabilidade para minhas costas. Quanto mais você comprime o oblíquo do mesmo lado para criar uma coluna de estabilidade, mais forte fica o movimento.

Na subida da parte inferior do agachamento, a maioria de nós precisa perseguir nosso centro e poder através de um agachamento muito profundo. Então você chega a esse ponto, sente seus oblíquos. Chame sua atenção para seus oblíquos e trave-os, criando um pilar de estrutura para sua linha média. Quando você concentra sua atenção nos seus oblíquos, há um nível maior de sensação de estabilidade ao se levantar.

Sinta seus oblíquos no agachamento.

Todos nós temos algumas dicas peculiares para obter o que precisamos de nossos atletas. Estes são apenas alguns dos meus.

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