8 dicas para queimar mais calorias caminhando

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Caminhar é seriamente subestimado em termos de seus benefícios como exercício. Muitas vezes sentimos que devemos ficar encharcados de suor para queimar calorias quando, na realidade, caminhar pode fazer maravilhas para ajudá-lo a queimar calorias. Não nos leve a mal, andar de bicicleta, correr e todas essas atividades cardiovasculares intensas são maravilhosas. Mas talvez você nem sempre tenha tempo para ir para a academia ou para uma corrida completa.

Às vezes, fazer algumas caminhadas pode parecer muito mais factível.

Felizmente, a pesquisa confirma os benefícios de caminhar. Um estudo, publicado no British Journal of Sports Medicine, descobriram que aqueles que seguiram um programa de caminhada tiveram melhorias significativas na pressão arterial, redução da gordura corporal e do peso corporal e melhor qualidade de vida em geral.

Para ajudá-lo a queimar mais calorias, reunimos oito dicas fáceis para o seu treino de caminhada.

1. Caminhe em uma inclinação, uma colina ou escadas.

Pernas de uma mulher subindo as escadas para queimar mais calorias

Subindo? Caminhar em uma esteira inclinada, subir uma colina ao ar livre ou mesmo subir escadas pode aumentar a intensidade do seu treino. Isso significa que você queimará mais calorias do que caminhar em terreno plano. Também pode ser melhor para sua saúde. Um estudo, publicado no Journal of Sports Science and Medicine, mostrou que a caminhada em subidas pode ajudar seu corpo a metabolizar glicose e lipídios, o que significa que pode ser benéfico para “a prevenção do diabetes tipo 2 e distúrbios no metabolismo lipídico”.

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2. Use um rastreador de atividade ou contador de passos para se manter motivado.

Idoso e mulher em um parque ajustando seus rastreadores de atividade enquanto caminham para queimar mais calorias

Usar um relógio ou dispositivo que forneça recursos de rastreamento de atividade e / ou contagem de passos pode ajudar a motivá-lo a andar mais ou mais rápido. Sem qualquer noção de quanto você andou ou quantas calorias queimou, pode ser fácil “parar cedo”. Mas se você perceber que está a apenas alguns décimos de distância da próxima milha, ou que está incrivelmente perto de atingir sua meta diária de passos, isso pode forçá-lo a ir um pouco mais longe. Esse tipo de motivação pode valer a pena em termos de seus resultados.

3. Ouça as músicas.

homem ouvindo música enquanto caminha

Você sabia que a música pode ter um impacto sobre seus objetivos de perda de peso? Um estudo publicado na revista Psicologia do Esporte e Exercício, descobriram que ouvir música levou a um aumento de 28% no prazer com as atividades. Isso pode significar caminhar por mais tempo – e queimar mais calorias. As pessoas também costumam relatar que a música as ajuda a aumentar a velocidade e a intensidade de seu trabalho. Isso coloca um pequeno zíper no seu passo!

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4. Caminhe com um amigo.

homem e mulher caminhando na floresta para queimar mais calorias

Embora a música possa motivar o caminhante solo, ter um amigo com quem conversar também pode ser motivador. Uma pesquisa realizada pela Virgin Active Health Clubs descobriu que fazer exercícios com um amigo pode queimar mais calorias do que fazer exercícios sozinho. A razão pode ser que conversar com um bom amigo distrai e ajuda você a ir mais longe. Quando os amigos caminham juntos, eles também acompanham um ao outro. Você pode ser motivado a andar mais rápido do que sozinho.

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5. Certifique-se de ter os sapatos certos.

Mulher a meio caminho na rua, com vista para a sola do sapato.

Um bom par de sapatos de caminhada realmente pode fazer toda a diferença no mundo quando se trata de inspiração para ir mais longe. Se você já andou uma longa distância com sapatos que não o sustentavam, sabe o quanto seus pés começaram a doer. Mas quando você tem calçados que são confortáveis ​​e fornecem uma boa absorção de choque, você pode caminhar mais e mais rápido – e como resultado, queimar mais calorias.

6. Mova os braços enquanto caminha – e acelere o ritmo.

homem e mulher caminhando em uma esteira para queimar mais calorias

Adicionar movimento do braço durante a caminhada pode ajudá-lo a ir mais rápido. Isso pode transformar uma caminhada regular em uma caminhada rápida – e isso pode ajudar a aumentar sua queimadura. Pesquisa, publicada em Nature Medicine, descobriram que a intensidade de uma atividade pode ser mais importante do que sua duração. Em outras palavras, uma caminhada mais curta pode ser mais destruidora de calorias do que uma caminhada longa e tranquila.

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7. Faça uma caminhada!

Mulher e cachorro caminhando na floresta

Em vez de caminhar pelo seu bairro ou cidade, por que não dirigir até uma trilha local e fazer uma caminhada? Caminhadas em terrenos irregulares e diferentes podem ativar músculos diferentes dos que você está acostumado a usar em superfícies planas. Você fortalecerá os músculos dos joelhos, quadris e tornozelos – áreas que geralmente não são muito utilizadas. As mudanças no terreno normalmente significam mais calorias queimadas também.

8. Incorpore o treinamento intervalado em seu programa de caminhada.

Mulher caminhando na rua para queimar mais calorias

Se você já participou de uma corrida intervalada, sabe que ela incorpora pequenas rajadas de corrida em sua corrida. Você pode fazer a mesma coisa caminhando, aumentando a intensidade para uma caminhada vigorosa a cada intervalo. A ideia é manter o intervalo curto o suficiente para que você não fique completamente exausto e possa continuar. Isso pode ajudá-lo a queimar mais calorias durante a caminhada.

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