A hidratação pode ser tão simples quanto ouvir o nosso corpo?

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Uma das intervenções médicas mais críticas do século XX é uma solução salina.

As chances são altas, se o hospital estiver admitindo você, ele estará colocando um soro intravenoso que administra solução salina diretamente em suas veias. A solução salina é um dos primeiros itens enviados para locais de desastre e, às vezes, é tão procurada que as empresas farmacêuticas que sofrem com a escassez de solução salina.1

Precisamos de sal e água

Solução salina é apenas um nome chique para água salgada, e a solução salina que você recebe no hospital é composta de cloreto de sódio a 0,9%. Há alguns anos, a American Society of Health-System Pharmacists (ASHP) recomendava que, devido à escassez de solução salina, a hidratação oral fosse usada sempre que possível. Hidratação oral é um termo chique para beber.

A maioria de nós adquire a quantidade certa de água e sal naturalmente, bebendo água e comendo alimentos.

Precisamos de água e sal para manter níveis adequados de sódio no sangue de 140 milimoles de sódio por litro de plasma.2 Este número está perfeitamente ajustado; cair abaixo de 135 mEq / L pode levar a uma infinidade de problemas, incluindo:

O termo médico para isso é hiponatremia.3

Várias coisas causam hiponatremia, incluindo vômitos prolongados e diarreia.

Também pode ocorrer em atletas de resistência que bebem em excesso. Se um atleta consome mais água do que secretam através do suor e da urina, ele experimenta um aumento na água corporal total em comparação com o sódio trocável total do corpo.4

Quanto é o suficiente?

Isso leva a uma pergunta interessante – como saber quando está bebendo água demais? E quanta água você deve beber?

Talvez não oito copos por dia, sugere Eduardo Dolhun, médico com especial interesse em desidratação. (Ele também fundou o Drip Drop, um eletrólito em pó5 que contém uma proporção precisa de eletrólitos projetados especificamente para serem usados ​​como uma terapia de reidratação oral, portanto, pode haver um viés financeiro.)

“Você vê o Massai correndo com garrafas de água?” ele pergunta no livro de James Hamblin, “If Our Bodies Could Talk.” 6

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Ele tem razão. Pesquisei imagens do treinamento de quenianos e não consegui encontrar uma única foto de alguém com uma garrafa de água.

Os quenianos são alguns dos humanos mais rápidos da Terra. Embora seu clima seja relativamente temperado (eles treinam de manhã e no final da tarde, quando geralmente está na casa dos 50 e 60 graus F), também está em altitude, e eles não estão exatamente se movendo lentamente.

Intrigado, fiz uma pesquisa no PubMed7 para saber mais sobre os hábitos de bebida dos quenianos. Acontece que os pesquisadores descobriram que os quenianos são hidratados diariamente com ingestão de líquidos ad libitum.

A ingestão ad libitum de líquidos significa que eles bebem quando querem, quanto querem. Eles também comem uma dieta composta de alimentos pouco processados, incluindo muitos vegetais e um copo ocasional de leite integral. Conseqüentemente, seus hábitos alimentares, talvez, atendam às necessidades diárias sem muitos ajustes adicionais.8

Vale a pena notar que urinar e sentir sede são as maneiras como evoluímos para regular nosso estado de fluidos. Também temos a capacidade embutida de saber que tipo de bebida precisamos intuitivamente– as papilas gustativas na boca enviam mensagens ao cérebro sobre quanto sal ingerir e quanta água é necessária.

Essas mensagens causam uma cascata de reflexos antecipatórios que enviam informações sobre quando começar e parar de beber; isso ocorre antes que a água atinja a corrente sanguínea. Esses sinais vêm tanto do intestino quanto do cérebro.9

Beber na cultura moderna não é necessariamente baseado na sede. É baseado em:

  • Prazer (álcool, chocolate quente ou limonada em um dia de verão)
  • Para nos acelerar (cafeína)
  • Para nos acalmar (chá de camomila)

Tornamo-nos hábeis em evitar sinais de sede (beber porque achamos que devemos) ou em ignorar os sinais de sede, assim como aprendemos a ignorar outros sinais interoceptivos como dor, sensibilidade ou fome.

Ouvindo Nossos Corpos

Os sinais interoceptivos são suas dicas internas sobre como você está se sentindo.

Muito parecido com as informações do ambiente externo, como o que você vê, ouve e cheira, informa sua sensação de segurança e desempenha um grande papel em seus movimentos e comportamento, também torna sua interpretação consciente e inconsciente de suas pistas interoceptivas.

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Talvez parte do que nos move para fora de nosso ponto de equilíbrio fisiológico seja um afastamento da escuta.

Quando nos reconectamos com a capacidade de prestar atenção ao que nosso corpo está pedindo, muitas vezes, a solução se revela prontamente, seja para beber água, comer um alimento específico ou se mover de uma maneira específica.

Há simplicidade em ouvir, e simplicidade costuma ser confundida com falta de profundidade, como se a solução simples não pudesse ser a solução real porque é muito fácil. Em vez disso, buscamos a complexidade e talvez seja dentro dessa complexidade que perdemos o contato com o que precisamos.

Movimento Improvisacional

Quando foi a última vez que você se sentou no chão e se permitiu começar a se mover para ver o que aparecia? E talvez em vez de lutar contra seus instintos iniciais por não ter certeza se eles estavam certos, você se permitiu mover de uma maneira que parecia boa e nutritiva de alguma forma?

  • A nutrição pode se manifestar como fortalecimento ou alongamento.
  • O movimento nutritivo também pode aparecer como um movimento suave, não cabendo perfeitamente em uma caixa, mas ainda assim proporcionando suporte de alguma forma.

Você pode tentar isso agora. Vou fazer uma pausa na escrita e fazer isso com você. Normalmente faço isso no comprimento de uma música, mas se música não é sua praia, ajuste um cronômetro para quatro minutos e veja o que acontece. E se você nunca fez movimentos improvisados ​​antes e não sabe por onde começar, escolha uma parte do corpo e comece a movê-la.

Veja como o movimento se desenrola, passe um tempo com o que parece interessante e veja aonde isso o leva.

Como foi isso? Como você se sente agora em comparação com quatro minutos atrás?

Eu me sinto muito melhor, e eu nem sabia que não me sentia bem antes. A primeira música era muito curta (dois minutos), então optei por duas músicas ou cerca de seis minutos.

Comecei com movimentos do tipo alongamento e movimentos de rolamento para minhas pernas, que estão doloridos do meu treino dois dias atrás, e que se transformaram em uma carga fascinante na extremidade superior, exploração da mobilidade das pernas. Minhas pernas ficam menos doloridas, me sinto mais enérgico e me sinto mais conectado em todo o meu sistema.

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Quando as coisas ficam tão desequilibradas, você não se lembra mais de como ouvir seus sinais internos e não consegue dizer quando está com sede ou quando poderia usar um pouco de brócolis, pare um momento para fazer uma pausa e ouvir. Honre o que você ouve e veja o que acontece.

Fred Rogers disse uma vez: “Sinto fortemente que profundo e simples é muito mais essencial do que superficial e complexo”.

Talvez aprender a aplicar esse princípio básico a nós mesmos seja a técnica definitiva de biohacking. Ou talvez seja muito fácil.

Referências

1.US Food & Drug Administration. O Comissário da FDA, Scott Gottlieb, MD, “atualizações sobre algumas faltas em andamento relacionadas a fluidos IV”, Comunicado à Imprensa, 2018, 16 de janeiro.

2. Parsons PE, & Wiener-Kronish JP, 2013. Capítulo 45: Hyponatremia and Hypernatremia. Em BW Butcher e KD Liu (Eds.), “Critical Care: Fifth Edition, “ pp. 322-328. Elsevier. Livros do Google.

3. James L. Lewis III, MD. Hiponatremia. Na versão profissional do manual da Merck. 2020.

4. Hew-Butler, Tamara, et al. “Hiponatremia associada ao exercício: atualização de 2017.” Fronteiras na medicina, vol.4: 21. 3 de março de 2017.

5. DripDrop, ORS, “Soluções de reidratação oral (ORS) são um avanço científico que trata e previne a desidratação para milhões de pessoas em todo o mundo.” Acessado em 30 de agosto de 2020.

6. James Hamblin. “Se nossos corpos pudessem falar: um guia para operar e manter um corpo humano.” Doubleday. 2016

7. Fudge BW, Easton C., Kingsmore D., Kiplamai FK, Onywera VO, Westerterp KR, Kayser B., Noakes TD, & Pitsiladis YP, (2008). “Os corredores de resistência quenianos de elite são hidratados diariamente com ingestão de líquidos ad libitum.” Medicina e Ciência no Esporte e Exercício. Junho de 2008; 40 (6), 1171-1179.

8. Christensen, Dirk L. “Diet Intake and Endurance Performance in Kenyan Runners.” Fisiologia do Exercício Equino e Comparativo 1, não. 4 (2004): 249–53.

9.Popkin BM, D’Anci, KE, & Rosenberg IH, “Water, Hydration, and Health.” Revisão de nutrição, Vol 68 (8): 439-458. 2011

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