Adapte as metas de treino à dor crônica e lesões

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Não há como evitar: a dor crônica, seja devido a uma doença, lesão persistente ou um incidente agudo, é uma droga.

Se você é uma pessoa ativa ou competitiva e já sofreu lesões graves ou sofreu muitas dores, sabe que isso pode ser devastador. Se você é um coach ou treinador, sabe que manter um cliente motivado e até mesmo compatível neste cenário é incrivelmente difícil, para dizer o mínimo.

Por que uma questão aparentemente superficial, como um ferimento, pode inspirar uma reação de luto tão potente?

Os humanos, especialmente aqueles atraídos por atividades físicas competitivas ou desafiadoras, geralmente terão um porque, que é nosso objetivo final final, e o como, que é como pretendemos chegar lá, que nos motiva na nossa formação.

Quando encontramos o como que se alinha com nossos objetivos e nos faz sentir produtivos, muitas vezes começamos a nos identificar com a forma como isso vai combinar o objetivo final final com nossas maneiras de alcançá-lo.

Se o objetivo de alguém é ficar mais forte, e sua maneira de atingir esse objetivo é aderir a um programa de levantamento de peso, não é incomum que essa pessoa se identifique como alguém que levanta terra, se agacha e se agacha, em vez de se identificar como uma pessoa geralmente desejosa para ser mais forte.

Dor e ferimentos são exclusivamente potentes em sua capacidade de nos manter longe daqueles comos que formam peças fundamentais de nossas identidades.

Se eu me identifico como um levantador de peso e sofro uma lesão nas costas que me impede de fazer levantamento terra e agachar por um longo período, durante esse tempo de extrema limitação, parece que uma grande parte de mim se foi. Esse sentimento é uma merda.

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Quando ou se o problema se torna crônico, outro conjunto de desafios se apresenta. Muitas vezes, podemos salvar nossa motivação confiando na ideia de que nossa dor ou lesão é apenas temporária.

Quando isso deixa de ser o caso, perdemos a esperança e podemos agir de maneiras que são prejudiciais à nossa saúde, como interromper totalmente a atividade física.

Existe um processo típico de luto que ocorre em torno de lesões que considero normal e às vezes inevitável. Ainda assim, existem medidas específicas que podemos tomar como atletas e treinadores para contornar alguns dos efeitos nocivos desse processo.

1. Desenvolva uma relação simbiótica e proativa com a dor

Desenvolva uma relação simbiótica, porém pró-ativa, com sua dor ou lesão. O comportamento irracional em torno do dano e da dor é muitas vezes devido à mentalidade de que a dor é um oponente ou não pertence.

Quando sofremos uma lesão grave ou temos dor crônica, nossa percepção dessa dor deve mudar para que possamos manter nosso bem-estar mental e agir de forma a apoiar nossos objetivos finais.

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O primeiro passo é considerar a possibilidade de que essa limitação não vá embora por um tempo. Alguns podem chamar essa ideia de aceitação radical; não importa onde você estava ou onde você quer estar, aceite onde seu corpo está agora.

Ao mesmo tempo, tome medidas diárias para garantir que está fazendo algo para lidar com a dor. Trabalhe com um profissional qualificado na peça proativa.

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Resumindo: aceite suas circunstâncias atuais, mas tome medidas diárias para fazer algo para mudá-las.

2. Pense objetivamente sobre por que e como

Pense mais objetivamente sobre o porquê e, subsequentemente, encontre outros comos. Um dos exercícios que faço com meus clientes envolve mergulhar na raiz de seus objetivos principais (AKA, seus porque)

Quando perdemos nosso método preferido, devemos descobrir maneiras diferentes de chegar ao porque. Às vezes o porque não é tão claro quanto pode parecer.

Por exemplo, se alguém disser que seu objetivo final é fazer um pullup, seu objetivo real pode ser:

  • Para desenvolver mais força na parte superior do corpo
  • Para se tornar mais eficaz em uma determinada atividade
  • Para alcançar algo fisicamente novo

Resumindo: chegue à raiz de seu porque. Então comece a pensar sobre alternativas comos.

3. Desenvolva e aprimore sua caixa de ferramentas de movimento

Desenvolva e aprimore sua caixa de ferramentas de movimento. Uma das realizações mais poderosas que vejo nos clientes é que quando se trata de movimento, sempre há outras opções.

Essas opções são dinâmicas e podem mudar de dia para dia e quase sempre mudarão à medida que nossos corpos se ajustam e compensam as novas circunstâncias.

No entanto, com o tempo, aprendemos que, se uma ferramenta específica (também conhecido como um como específico) não estiver disponível para nós, sempre há outra ferramenta que podemos usar.

Em circunstâncias extremas, como o caso de um surto sistêmico ou algo semelhante, pode ser que a ferramenta não seja física, mas ainda ajuda a nos aproximar de um de nossos objetivos finais reais. Esse princípio é o que nos permite manter a produtividade e nos movimentar, apesar de nossas limitações agudas ou crônicas.

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Conclusão: sempre tenha um plano B (e C) pronto para ser executado.

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Embora a lesão e a dor possam roubar os holofotes e parecer nos afastar de nossos objetivos, se mudarmos nossa percepção, identificarmos o que precisamos e formos um pouco criativos com nossas soluções, ainda poderemos progredir.

Identifique, adapte e mova.

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