Anseiam por comida saudável: você pode treinar o cérebro?

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Todos nós já experimentamos desejos de comida uma vez ou outra. Se você gosta de alimentos salgados ou se são doces açucarados que dão água na boca, pode ser difícil deixar passar seus favoritos. E fazer dieta nem sempre é fácil.

Muitas vezes, os desejos de comida ficam fora de controle e isso pode ser frustrante quando você está tentando seguir uma dieta saudável. Mas e se você pudesse treinar seu cérebro para desejar alimentos saudáveis? A pesquisa parece indicar que você pode fazer exatamente isso.

De acordo com o Medical News Today, os desejos de comida provêm da mesma região do cérebro que gerencia memória, prazer e recompensa. Isso pode tornar a comida uma experiência emocional para algumas pessoas. Por exemplo, se você recebeu um tratamento alimentar de um pai, professor ou outra figura de autoridade como recompensa (ou um meio de animá-lo – talvez após a visita de um médico), um vínculo emocional pode ser criado.

Com o tempo, isso sem dúvida pode contribuir para os desejos alimentares que experimentamos. Mesmo quando adultos, muitas vezes nos recompensamos com comida. Essas ações criam hábitos ao longo da vida que vinculam alimentos a sentimentos e tornam os desejos difíceis de superar. Desequilíbrios hormonais específicos ou deficiências nutricionais também têm sido associados a desejos alimentares, diz o Medical News Today.

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Primeiro e mais importante: reconheça seus desejos

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Compreender esses apegos é um primeiro passo importante na tentativa de se afastar deles – o que é reconhecidamente difícil. Para muitos, certos alimentos têm fortes experiências emocionais ligadas a eles. Isso pode tornar quase impossível deixar de lado esses sentimentos. No entanto, criar consciência dessas emoções e chegar a um acordo com porque você pode estar desejando um alimento específico e pode ter um papel importante em interromper esses desejos.

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Isso se resume a ser mais autoconsciente. Da mesma maneira que você deve se perguntar “Estou com muita fome? (às vezes, honestamente, você pode estar com sede), você também deve se perguntar “Por que eu realmente quero essa comida? ”

Se tem mais a ver com a forma como você se sente, é um desejo. A boa notícia é que, ao contrário da fome, os desejos desaparecem com o tempo se você não ceder a eles.

Pratique uma alimentação consciente

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Em seu esforço para ser mais consciente, você também deve procurar praticar alimentação consciente. Isso significa prestar mais atenção enquanto comendo. Não coma quando estiver distraído, como assistindo televisão ou lendo. A alimentação consciente pode ajudá-lo a evitar excessos, além de ajudar a tornar-se mais consciente do que impulsiona seus desejos e desejos de comer em primeiro lugar.

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Preste atenção também em como você se sente depois de comer alguma coisa. Por exemplo, enquanto você pode sentir uma onda imediata de prazer depois de comer rosquinhas, é provável que não se sinta tão bem mais tarde.

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Faça dos alimentos saudáveis ​​uma parte regular da sua dieta

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Mesmo que você não seja alguém que anseia por alimentos saudáveis, torná-los uma parte regular de sua dieta pode, com o tempo, começar a treinar novamente seu cérebro.

Segundo a Healthline, a dopamina é liberada quando o açúcar é consumido. Eles explicam que a dopamina é um dos principais neurotransmissores envolvidos no “circuito de recompensa” conectado a comportamentos viciantes. Isso pode explicar por que muitos estudos estão descobrindo a possível natureza viciante do açúcar em humanos.

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No entanto, aqueles que diminuem a ingestão de açúcar costumam dizer que param de desejar. Alguns até disseram que não tem um sabor tão bom quando o têm na estrada, geralmente usando descrições como “doentiamente doce”. A Harvard Health diz que comer menos alimentos que contenham açúcar pode levar à diminuição dos desejos. Eles recomendam manter os alimentos com açúcar fora da vista e da mente, enquanto compra variedades sem açúcar de seus alimentos favoritos, como iogurte, chá e aveia. É fácil adicionar sua própria doçura com uma alternativa saudável, como estévia, fruta do monge ou eritritol.

O fato é que, assim que você começa a ter um estilo de vida saudável, seu corpo pode começar a desejar os nutrientes adequados para ajudar a manter esse estilo de vida. A Harvard Health recomenda comer uma dieta equilibrada e nutritiva, cheia de grãos integrais, proteínas magras, frutas e legumes.

Rastreando sua comida

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A pesquisa também indicou que um diário de alimentos pode ajudá-lo a perder peso, diz Harvard Health. o NuMi app de Nutrisystem é uma ótima ferramenta para usar para isso. Isso o ajudará muito em seu esforço a praticar uma alimentação mais consciente, a ter mais consciência de seus desejos e, finalmente, a fazer mudanças saudáveis ​​que ajudarão a re-treinar seu cérebro a desejar alimentos saudáveis.

O mais importante é ser paciente e dar-lhe algum tempo. Uma mudança como essa não acontecerá da noite para o dia. Mas se você se esforçar, pode superar os desejos e ter sucesso a longo prazo.

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