Blog de Medicina e Saúde: Comutação metabólica intermitente (IMS) via jejum: é para você e como fazê-lo?

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A troca metabólica intermitente (IMS) via jejum está se tornando dominante, liderada por uma revisão NEJM totalmente positiva publicada no dia de Natal de 2019: https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMra1905136

O artigo está classificado no percentil 99 em comparação com outros artigos da NEJM em 01-02-2020, https://www.nejm.org/doi/metrics/10.1056/NEJMra1905136#social_media

O jejum é um exemplo de hormesis. Hormose é um termo usado pelos toxicologistas para se referir a uma dose-resposta bifásica a um agente ambiental: 1. estímulo de dose baixa ou efeito benéfico, 2. efeito inibitório ou tóxico de dose alta. Nos campos da biologia e medicina, a hormesis é definida como uma resposta adaptativa de células e organismos a um estresse moderado (geralmente intermitente). Os exemplos incluem exercícios, restrição de energia na dieta e exposições a doses baixas de certos fitoquímicos. Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18162444

A troca metabólica intermitente (IMS) causa efeitos benéficos por meio de um processo de três etapas, ilustrado abaixo.

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Efeitos do jejum, comutação metabólica intermitente (IMS) (clique para ampliar a imagem).

O jejum causa primeiro o uso da glicose do fígado como fonte de energia, produzida via gliconeogênese a partir do glicogênio das reservas no fígado. O glicogênio é exaurido após 10-14 horas e, em seguida, a troca de glicose para cetona via cetogênese é ativada. A gordura corporal libera ácidos graxos que o fígado usa para produzir cetonas. Isso é ilustrado na figura 2 aqui: https://www.pnas.org/content/111/47/16647, https://www.pnas.org/content/pnas/111/47/16647/F2.large. jpg

Os processos metabólicos e os papéis dos diferentes órgãos são mostrados na figura 2 aqui: https://www.nature.com/articles/s41514-017-0013-z/figures/2

As vias bioquímicas envolvidas na troca metabólica são mostradas na figura 1 aqui: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5913738/figure/F1/

Caminhos de sinalização pelos quais os neurônios respondem à troca metabólica durante o jejum e o exercício, mostrados na figura 2 aqui: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5913738/figure/F2/

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Exemplos de efeitos do jejum intermitente em diferentes sistemas orgânicos são mostrados na figura 3 aqui: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5411330/figure/F3/

Mark P. Mattson revisou produtos químicos para plantas horméticos aqui, veja as figuras: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5841445/

Desafiar a si mesmo de forma intermitente pode melhorar a saúde.

O jejum causa os seguintes efeitos:

Aumento: cetonas, autofagia, reparo do DNA, estresse mitocondrial, defesas antioxidantes / sirtuínas, fatores neurotróficos – BDNF / cognição, aumento do tônus ​​parassimpático / VFC

Diminuiu: glicose, insulina, IGF-1, mTOR / RAS / protooncogenes, síntese de proteínas, colesterol, PCR, TNF, freqüência cardíaca, pressão arterial, temperatura

A recuperação (alimentação) leva a cetona para a troca de glicose:

Aumento: glicose, insulina, mTOR, síntese de proteínas, biogênese mitocondrial. A recompensa: crescimento celular / plasticidade sináptica do SNC / neurogênese, remodelação de tecidos estruturais / funcionais

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Diminuiu: cetonas, autofagia

3 refeições mais lanches é um padrão alimentar anormal da perspectiva evolutiva (múltiplos picos de glicose, sem cetonas). Veja a figura
1 aqui: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5411330/figure/F1

A troca metabólica intermitente (IMS) leva a uma adaptação a longo prazo:

Aumento: sensibilidade à insulina, VFC. Perfil lipídico saudável e microbioma intestinal

Diminuiu: gordura abdominal, inflamação (PCR), pressão arterial

A recompensa de longo prazo inclui uma resiliência das células / órgãos ao estresse – estresse metabólico, oxidativo, isquêmico, proteotóxico, cognição aprimorada, humor e função ANS.

As respostas adaptativas dos principais sistemas orgânicos ao jejum intermitente são mostradas na figura 2 aqui: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3946160/figure/F2/

Circuitos neurais e vias de sinalização celular que mediam respostas adaptativas do cérebro ao jejum são mostrados na figura 4 aqui: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3946160/figure/F4/?report=objectonly

Um modelo de como a troca metabólica intermitente pode otimizar o desempenho do cérebro e aumentar a resistência a lesões e doenças, mostrado na figura 3 aqui: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5913738/figure/F3/

Padrões de consumo diário e semanal de alimentos, mostrados na figura 3 aqui: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4250148/figure/fig03/

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Mark Mattson dieta recomendada 5: 2 com restrição de tempo para comer. 5: 2 implica comer durante um período de 6 horas por 5 dias, seguido por 2 dias de jejum. O jejum é definido como comer 50 calorias por dia, não o jejum de água. Mark Mattson defende que essa abordagem seja continuada indefinidamente, veja a figura 4 aqui: https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMra1905136

Valter Longo propuseram uma dieta de imitação de jejum (DMF), que consiste em refeições com baixas calorias por 5 dias, seguidas por uma dieta de longevidade, que é principalmente dieta baseada em vegetais. A dieta de imitação do jejum é consumida entre todos os meses a cada 6 meses, com base nos fatores de risco presentes no paciente. A dieta de imitação de jejum (Prolon) está disponível para compra na empresa de Valter Longo e custa aproximadamente US $ 230 dólares por 5 dias.

A maioria dos pesquisadores envolvidos na troca metabólica intermitente (IMS) via jejum está tão convencida pelas descobertas que segue algum protocolo de jejum ou outro. Discuta com seu médico antes de tentar jejuar.

Referências:

Efeitos do jejum intermitente na saúde, envelhecimento e doença | NEJM https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMra1905136#.Xg5Cpc_K93s.twitter

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18162444

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18162444

https://www.pnas.org/content/111/47/16647

https://www.ihmc.us/stemtalk/episode007/

https://www.nature.com/articles/s41514-017-0013-z#Fig2

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5841445/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4267452/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5411330/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3946160/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5913738/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4346441/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5783752/

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