Blog Médico e de Saúde: Longevidade excepcional: por que algumas pessoas vivem para ter mais de 100 anos?

Blog Médico e de Saúde: Longevidade excepcional: por que algumas pessoas vivem para ter mais de 100 anos?


Intervenções que promovem a longevidade, lembradas por mnemônicos: DEEP roxo – “coma alimentos vegetais coloridos: Dmodificação ietária, Exercise, ativo Engagement, Pvida com propósito (clique aqui para ampliar a imagem).

Baseado em um artigo da Mayo Clinic Proceedings (https://www.mayoclinicproceedings.org/article/S0025-6196(18)30792-4/):

Longevidade Humana Excepcional: os idosos mais velhos têm um fenótipo extremo de início tardio de doenças relacionadas à idade e / ou resistência a doenças letais que ocorrem mais cedo na vida.

Centenários atrasaram o início de doenças crônicas

Durante o período da história humana, a probabilidade de viver do nascimento aos 100 anos aumentou de 1 em 20 milhões para 1 em 50 a partir do ano de 1995 (para mulheres em países de baixa mortalidade como o Japão e a Suécia). Em 2009, essa probabilidade aumentou para 1 em 2. Cerca de 1 em 5.000 pessoas nos Estados Unidos é centenária ou mais. A longevidade humana agora ultrapassa 115 anos. No entanto, o tempo de vida máximo permaneceu praticamente inalterado. Há um limite para a longevidade humana e pode ser de cerca de 120 anos.

Nos centenários, o idade no início de doenças associadas à idade é atrasada: 43% dos homens e mulheres centenários atingem a idade de 80 anos antes de passarem por doenças associadas à idade.

Há um ausência de qualquer diagnóstico de doença em cerca de 15% e 30% dos centenários femininos e masculinos, respectivamente, com a idade de 100 anos!

Até 25% dos centenários estão cognitivamente intactos.

Clusters Geográficos

Agrupamento geográfico de indivíduos excepcionalmente longevos: Países com as populações mais antigas do mundo em 2015: Japão, seguido pela Alemanha, Itália, Grécia, Finlândia e Suécia.

Os moradores de longa data de Okinawa assinam o comportamento nutricional de “hara haci bu” ou “Coma até que você esteja apenas 80% cheio." Seus "dieta do arco-írisBaseia-se em diversas frutas e vegetais, com a soja fornecendo a maior parte da ingestão de proteína. Sua ingestão calórica diária é reduzida, respondendo por sua IMC baixo de 20.

O tempo de vida aumenta em freqüentadores de igreja regulares, independentemente da sua fé. Adventistas do Sétimo Dia exibem níveis significativamente mais baixos de hormônios do estresse medidos.

Influências comportamentais e ambientais que podem contribuir para a longevidade nas chamadas “zonas azuis”:

– Comer com moderação, principalmente dieta baseada em vegetais. Refeições “regulares” com pequenas porções. Refeições mais leves no final do dia.
– Vida proposital: filosofia de vida, voluntariado, “trabalho duro” ou “ética de trabalho”
– Sistemas de apoio social: interações com a família / amigos, risos / humor
– Exercício, especialmente a pé, jardinagem
– Outros fatores nutricionais: leite de cabra, vinho tinto, chás de ervas
– Espiritualidade
– Manutenção de um índice de massa corporal saudável (IMC)
– Outros fatores possíveis: sol, hidratação adequada, sonecas

Compressão de Morbidade: doenças ocorrem mais tarde na vida. Fries 'compressão de morbidade' hipótese: morbidade crônica começa em uma idade posterior.

Por que algumas pessoas viveram por muito tempo?

GenesOs descendentes de centenários têm uma probabilidade aumentada de sobreviver até 100 anos e exibem uma prevalência diminuída de doenças associadas à idade.

Fatores ambientais exercem um efeito ainda maior que os genes.

Diferenças Sexuais: Universalmente, as mulheres vivem mais que os homens. Apesar da maior longevidade das mulheres, o status funcional é melhor em homens mais velhos em comparação com mulheres mais velhas.

Resiliência é a capacidade de responder adequadamente aos estressores. Ajuda a resistir a mudanças fisiológicas relacionadas à idade. Resiliência protege contra insultos que encurtam a vida e a extensão da saúde. A resiliência pode explicar por que alguns centenários, apesar do início da doença crônica antes dos 80 anos, vivem excepcionalmente por muito tempo.

Como a longevidade excepcional é alcançada?

Restrição calórica atrasa o fenótipo de envelhecimento em mamíferos. Isso é demonstrado por estudos abundantes. A restrição calórica retardou o aparecimento de diabetes, câncer, doença cardiovascular e atrofia cerebral.

Redução do consumo de calorias em 20% a 60% retarda o envelhecimento. Só funciona se essa redução for substancial.

E quanto ao exercício? A atividade física regular promove a vida humana saudável. No entanto, é não está claro se o exercício aumenta a longevidade máxima.

O peso normal do corpo confere maior proteção contra a mortalidade.

O engajamento ativo e o desenvolvimento de redes sociais e sistemas de suporte conferem benefícios à longevidade. A falta de relações sociais fortes está associada a um risco de mortalidade equivalente ao tabagismo.

Intervenções que promovem a longevidade podem ser lembradas pelo mnemônico: DEEP roxo – "comer alimentos vegetais coloridos":

Dmodificação ietária
Exercise
– ativo Engagement
Pvida com propósito

Como medir o envelhecimento bem sucedido?

Diversos algoritmos foram propostos para estimar a idade biológica. Eles são baseados em medidas funcionais e bioquímicas.

Biomarcadores de Processos de Envelhecimento e Longevidade:

Sobrevida livre de doença ou sobrevida livre de incapacidade em intervalos de 6 meses
Tempo para a deficiência na próxima atividade da vida diária
Tempo de permanência após hospitalização
Alturaespecialmente nos homens
Características faciais
Velocidade da marcha, força de preensão, massa muscular, teste de estresse de mobilidade
Atividades diárias e instrumentais da vida diária
Testes cognitivos, como o Teste de Substituição do Símbolo Digit ou o Teste Cognitivo de Montreal
Glicemia ou hemoglobina A1c, hipertensão e lipídios elevados, interleucina 6, fator de crescimento semelhante à insulina 1 e proteínas de ligação ao fator de crescimento semelhante à insulina
Células T CD4 +, CD28− e CD8 +, CD28− T; percentagem de células T que são ingênuas vs memória (células CD4, células CD8)
Resposta do anticorpo à vacinação anual contra influenza; teste cutâneo de hipersensibilidade tardia
Cataratas
Limiar para ouvir sons agudos; testes de sabor e cheiro
Testes de propriocepção e equilíbrio
Volume expiratório forçado em 1 segundo
Número de dentes restantes
Um ou dois pais atingindo 90 anos de idade
Realização Educacional
Mais especulativo: índices de metilação do DNA; carga celular senescente

Referências:

https://www.mayoclinicproceedings.org/article/S0025-6196(18)30792-4/

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