Como entrar no estado do fluxo com agachamentos

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Você se lembra da primeira vez que se agachou com um barbell? Não conheço os detalhes do meu primeiro agachamento. Eu não sabia dizer onde estava, que peso adicionei ao bar naquele dia ou se tinha um amigo para me ajudar.

Definitivamente, não consigo me lembrar de como era meu agachamento, mas a impressão de seu sentimento sempre ficou comigo. A sensação de estar confuso, instável e instável. A sensação de não saber como colocar meu corpo e como permanecer centrado. A sensação de cair no espaço sem controle.

Eu tinha um entendimento muito rudimentar da biomecânica e o sentimento apropriado do movimento porque estava aprendendo uma nova habilidade motora. Eu estava no que foi chamado de fase cognitiva de aprender uma habilidade.

Em minha mente, havia um esboço aproximado de como agachar. Eu tive que pensar em cada passo enquanto passava conscientemente. O movimento não teve fluidez, porque fiquei presa e desacelerada pela minha direção verbal interna.

No primeiro estágio de aprendizado de uma habilidade ou movimento, você pode pensar apenas nos passos atuais e nos próximos passos do movimento. Não há espaço para avaliar ou sentir a qualidade de qualquer coisa – nem seu corpo nem seu estado de consciência.

Como aprendemos

No estudo do aprendizado motor, como é tradicionalmente ensinado na educação formal, há três fases no que chamamos de aquisição de habilidades:

  1. A primeira é a fase cognitiva descrita como o estágio em que alguém está tentando entender o que fazer. A pessoa está coletando informações, tanto por feedback verbal quanto visual. A qualidade do movimento é inconsistente, rígida e desconectada.
  2. A segunda é chamada de fase associativa, onde há menos necessidade de informações verbais e feedback. Aqui você começa a deixar de pensar em cada etapa para processar como sentir o próprio movimento. Agora você é capaz de fazer um esforço consciente para melhorar a qualidade, em vez de se esforçar para lembrar cada passo. A ação ainda está em processamento, mas pequenas melhorias podem acontecer nesta fase.
  3. O último é chamado de fase autônoma. Essa fase é onde o movimento é automático, como o rótulo indica. Há menos esforço consciente e um movimento mais reflexivo e natural durante esse estágio. Você não pensa no que está fazendo, se move com fluidez pela ação e sente a qualidade. Essas idéias de aprendizado motor e aquisição de habilidades foram mais desenvolvidas, mas essas idéias originais fornecem uma excelente estrutura para entender as habilidades de aprendizado.
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Aprenda enquanto você se integra

Como em quase tudo neste mundo, o aprendizado da habilidade de agachar traz consigo outras camadas de progresso. Aprender a agachar-se é estabelecer conexões no cérebro e no corpo à medida que você avança na primeira fase do aprendizado de habilidades. Mas depois disso, você precisa praticar bem e praticar com frequência para avançar mais.

Se você pratica com frequência, precisa de um local para fazer isso e de um grupo de pessoas para apoiá-lo. Você precisa praticar com uma comunidade. Essa comunidade com a mesma opinião será uma atração natural que você sentirá. Aqueles que não encontram seu grupo dificilmente mantêm sua prática a longo prazo.

Quando você alcança a fase associativa, inicia uma prática autêntica. E, sem ser consumido por instruções, você pode aproveitar a experiência da prática com os outros. É aí que a camaradagem começa. Cócoras se torna um evento social.

Às vezes, quando os grupos se reúnem para essa socialização, eles participam de uma competição amigável. Às vezes, eles se incentivam ao compartilhar essa prática. Outras vezes, um ou dois dos levantadores mais experientes tentam executar para os menos experientes.

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Nesse grupo, você compartilha uma paixão e sente um sentimento de pertencer a uma busca mútua. Aqui, agachar não é mais apenas mecânica física, é sobre o espírito entre as pessoas que compartilham uma experiência focada.

Mover além do anexo

Após anos de treinamento consistente e focado, você chegará a um estado em que as pessoas o consideram uma autoridade no agachamento. Eles chegam a você com perguntas, o admiram por sua perseverança e capacidade e dão a você um status na comunidade.

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Você conquistou confiança não apenas em sua capacidade de agachamento, mas em sua competência para afetar as mudanças em sua própria vida. E quando você obtém sucesso e alcança uma meta em uma área da sua vida, ela aumenta mais metas em todas as áreas da sua vida..

Você construiu auto-respeito e autoconfiança. Ainda mais importante, você criou um sentimento de autoconfiança, para não precisar mais de apoio constante e ajuda de seus colegas. Na maioria das vezes, você tem domínio sobre a prática e, com isso, um novo grau de experiência começa.

Enquanto você treina, sua mente pode ficar quieta. Não está mais pensando e se ajustando freneticamente através da mecânica do agachamento ou do que seus colegas pensam de você. Você pode sentir qualidade e fazer ajustes com base em sentimentos, não em pensamentos.

É um tipo de intuição que se desenvolve e libera a mente para desligar sua faculdade de pensar e se dissolver em uma espécie de consciência imóvel. O movimento se integra ao seu ser. Você não pensa nas facetas do movimento, você as entende. Este é um excelente lugar para se estar, mas há mais.

Imerso no sentimento

À medida que a confiança e o domínio crescem, o agachamento se torna muito elementar em sua mente. Agachar não é mais nada, mas agachar. Não é uma demonstração de relevância ou status; é a prática e a expressão do movimento por si só.

Torna-se uma prática autêntica nesse sentido. Uma disciplina reflexiva e porta de entrada para alcançar um estado de fluxo, por definição, é um estado mental de operação no qual uma pessoa que realiza uma atividade mergulha totalmente em um sentimento de foco energizado, envolvimento total e prazer no processo.

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Como você se desenvolve em uma área da sua vida é como você evolui através de tudo. Você pode chegar a um lugar onde não está mais tentando impressionar ninguém, provar alguma coisa ou alcançar algum status. Seu único foco é entender e atingir seu potencial.

Quando isso se torna seu objetivo, sua mente fica aliviada da pressão de tentar produzir um resultado favorável. As restrições que você impõe a si mesmo por causa desse estresse se foram. Você se encanta com o processo.

Esse foco ocorre com todas as práticas de elevação e movimento. Ele pode ser entendido claramente e resumido no aprendizado e no desenvolvimento em apenas um movimento, como o agachamento. O treinamento de agachamento passa a ser o sentimento de qualidade e a liberação do espírito. E esse é um lugar onde você aprende a felicidade. Este é o lugar onde você não está tentando controlar ou executar uma meta ou um prêmio.

Você descobre que tudo o que precisa para isso é em si mesmo, nos momentos em que move seu corpo sem pensar. Você vê que toda a satisfação e garantia de que precisa é encontrada em si mesma, não em impressionar os outros.

Experimente o momento – não o julgue, não o rotule, esteja nele e fique em paz com ele. Estar presente no momento ensina como você pode viver cada momento e o potencial de cada um de nós.

Jesse compete no esporte do levantamento de peso olímpico, e ele também era anteriormente um levantador de força competitivo. Ele foi destaque nas principais publicações de força e fitness. Você pode ler mais de seu trabalho em seu site.



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