Estresse comendo e ganho de peso | Comer Atento

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Você tem dias em que tudo parece estar acontecendo ao mesmo tempo, quando todos precisam de sua atenção, quando você simplesmente não consegue acompanhar sua lista de tarefas? Em nossas vidas ocupadas e multitarefas, o estresse é quase inevitável. E isso nem sempre é uma coisa ruim. O estresse pode ser uma força positiva para ajudá-lo a permanecer focado e com energia. O estresse diário persistente, entretanto, pode levar a uma alimentação emocional ou estressante e tornar mais difícil para você perder peso. Como esse tipo de estresse afeta você e o que você pode fazer a respeito? Aqui está o que você precisa saber.

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O efeito de estresse e perda de peso

Nossos corpos desenvolveram respostas ao estresse para nos preparar para lidar com ameaças externas e situações perigosas. Quando surgem problemas, produzimos adrenalina, que eleva nossa frequência cardíaca e nos dá uma explosão de energia que alimenta nossas reações de “fugir ou lutar”, diz Harvard Health Publishing. Depois que o perigo passa, a adrenalina passa e voltamos ao normal.

Hoje em dia, muito do nosso estresse é impulsionado por condições internas – demandas do trabalho e da família, preocupações com dinheiro ou saúde e preocupações com o que está acontecendo no mundo ao nosso redor. Quando ficamos estressados ​​por dias a fio, nossos corpos produzem um hormônio chamado cortisol. De acordo com American Journal of Epidemiology, “Mulheres com relações cintura / quadril altas, independentemente do índice de massa corporal, eram mais propensas a apresentar níveis mais elevados de cortisol induzido por estresse”. Mulheres com altos níveis de cortisol induzido pelo estresse também demonstraram comer mais lanches. Os pesquisadores também afirmam, “níveis cronicamente elevados de cortisol e altos níveis de cortisol estão associados à obesidade abdominal em primatas não humanos e humanos”.

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O estresse também afeta nossas escolhas diárias. Muitos de nós recorremos à comida em busca de conforto, comendo mesmo quando não estamos com fome. O que é pior, o estresse pode levar à alimentação emocional, fazendo-nos ceder a alimentos ricos em gordura, açúcar ou ambos, de acordo com vários estudos citados em um relatório da Harvard Health Publishing. O cortisol pode causar aumento do apetite e ânsias de açúcar, bem como alterações no metabolismo, dificultando a perda de peso. Pessoas estressadas também são mais propensas a beber álcool, geralmente em grandes quantidades. O álcool vem com muitas calorias, mas sem nenhum alimento, e quebra sua resistência às opções de alimentos não saudáveis.

O estresse tende a atrapalhar nosso sono também. De acordo com a National Sleep Foundation, “dois hormônios que ajudam a regular a fome – grelina e leptina – são afetados pelo sono: a grelina estimula o apetite, enquanto a leptina o diminui. Quando o corpo está privado de sono, o nível de grelina aumenta, enquanto o nível de leptina cai, levando a um aumento da fome ”. Isso significa que perder o olho fechado pode levar a comer demais e ganhar peso.

Como se estressar menos

Eliminar o estresse de sua vida não é fácil, mas você pode tomar medidas para reduzi-lo e ajudar a se sentir e ter uma aparência melhor. Você pode tentar passos simples para reduzir o estresse, como dormir mais, beber menos álcool ou café, meditação e exercícios regulares.

Fique ativo.

mulher se exercitando em uma esteira de ioga em casa para ajudar no estresse

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Você provavelmente já sabe que exercícios aeróbicos regulares e de baixo impacto aceleram seu metabolismo, o que o ajuda a perder quilos extras mais rapidamente. É por isso que recomendamos pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias no Plano de perda de peso do Nutrisystem. No entanto, a atividade física leve também pode reduzir os efeitos negativos do estresse, diz Mayo Clinic. Quando você está ativo, você queima a energia nervosa e seu corpo produz uma dose de endorfinas que aumentam o humor. Os exercícios também podem ajudá-lo a dormir mais profundamente. Caminhar rapidamente por 30 minutos diários – ou três caminhadas de 10 minutos – é atividade suficiente para ajudar a reduzir o estresse e aumentar a perda de peso.

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Experimente a meditação.

Mulher meditando ao ar livre em uma esteira de ioga para ajudar no estresse

Muitas pessoas descobrem que reservar um tempo todos os dias para se concentrar na respiração, acalmar os pensamentos e liberar a tensão ajuda a aliviar o estresse. Se ficar sentado ainda não é confortável para você, experimente o tai chi, uma prática fácil de aprender que é como a meditação em movimento. Confira no YouTube vídeos sobre meditação e Tai Chi.

Coma bem e pratique uma alimentação consciente.

Um homem cozinhando produtos frescos saudáveis ​​para ajudar no estresse

Você não pode controlar o mundo exterior. No entanto, você pode fazer uma coisa a cada dia para se sentir bem e se preparar para enfrentar o que quer que aconteça. “A boa nutrição é uma importante ferramenta de controle do estresse. Quando nossos corpos são mal alimentados, o estresse afeta ainda mais nossa saúde. Nutrição e estresse estão interligados ”, diz The University of North Carolina em Chapel Hill. Eles recomendam comer regularmente ao longo do dia para manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, bem como comer gorduras ômega-3 saudáveis, muitos vegetais, alimentos ricos em fibras e lanches saudáveis ​​cheios de proteínas e fibras.

Comece planejando refeições saudáveis ​​que abastecem seu corpo com todos os nutrientes de que necessita. Encha sua lista de compras com vegetais frescos sem amido, proteínas magras e opções ricas em fibras para complementar seu Plano de refeições Nutrisystem. Lembre-se de comer regularmente e manter as refeições e lanches espaçados a cada duas ou três horas. Lembre-se de que, mesmo nos dias mais difíceis, você ainda está a caminho de uma vida mais saudável e feliz.

* Sempre fale com seu médico se você estiver se sentindo estressado demais.

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