Exercícios de Visão para Melhor Desempenho no Movimento Físico

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Tudo o que você já experimentou, jamais experimentará, todos os exercícios ou conquistas pessoais que você já realizou começaram e terminaram em seu cérebro.

Todo movimento, habilidade, pensamento e tudo o que faz você, você está envolvido neste órgão de 3 libras.

  • Como seu cérebro sabe o que fazer a qualquer momento?
  • Como seu cérebro coleta informações?
  • E das informações que reúne, como decide o que fazer com isso?
  • Mais importante, a maneira como seu cérebro coleta informações e o que faz com elas afeta seu treinamento, desempenho ou recuperação?

Você pode apostar que sim!

Agora, essa não é uma palestra sobre neurologia, mas antes de entendermos o quão importante é o modo como seu cérebro coleta informações e como melhorá-las, precisamos, de uma maneira muito básica, entender como o cérebro funciona.

Noções básicas do cérebro

Seu cérebro usa informações sensoriais para coletar informações. Esses sensores recebem entrada e o sistema nervoso periférico (PNS) e o sistema nervoso central (CNS) envia esses sinais ao cérebro, que basicamente decide a ação e cria saída motora relevante para o que foi decidido.

Em um nível muito básico, é isso.

O cérebro tem três maneiras de coletar informações ou entradas:

  1. Exterocepção: monitorando o mundo exterior
  2. Interocepção: consciência corporal e sentimentos
  3. Propriocepção: consciência do corpo e dos membros no espaço

Essas entradas são então integradas para criar e atualizar o mapa do cérebro de tudo. De você, o mundo ao seu redor e como você está se movendo através dele. O cérebro atualiza experiências, sentidos e processos preditivos anteriores para tomar decisões que orientam as ações do corpo.

Agora que entendemos amplamente como o cérebro faz as coisas, precisamos descobrir por que as faz.

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Bem, a resposta para essa é fácil: sobrevivência.

O objetivo do seu cérebro é mantê-lo vivo. Ponto final. Não mantê-lo vivo daqui a dez anos, mas agora, hoje.

Como isso é feito através da previsão. Nossos cérebros são mestres no reconhecimento de padrões. A cada segundo de cada dia, os 120 bilhões de neurônios no cérebro estão processando informações com base em experiências anteriores para prever resultados de ações. Esse é o seu cérebro usando o reconhecimento de padrões para decidir ações.

Há uma hierarquia nas entradas que seu cérebro usa para se mover pelo mundo:

  1. Visual
  2. Vestibular
  3. Proprioceptivo

Se essas entradas sensoriais corresponderem (ou seja, houver informações claras dos três sistemas e uma boa integração no cérebro), seu cérebro permitirá que você funcione bem e tenha um desempenho quando for importante. Seja CrossFit, powerlifting ou apenas pegando algo do chão.

Quando há uma incompatibilidade é quando encontramos problemas. Se houver informações ruins informando os mapas cerebrais e as habilidades de reconhecimento de padrões, receio que tente limitar as chances de morte – geralmente gerando dor para chamar a atenção ou inibindo o movimento.

Neste artigo, vou focar nos exercícios para melhorar seu sistema visual, pois 70-90% de toda a entrada sensorial é visual.

O papel da visão

Existem duas classificações de visão em humanos:

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  1. Estabilização do olhar: Um elemento fundamental de todos os outros movimentos oculares e nos permite ver objetos e interpretar a cena visual para criar percepção.
  2. Mudança de olhar: Isso nos permite manter o foco em um alvo em movimento. Pense naquela bola arremessando em direção ao seu rosto em campo.
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Pode haver várias coisas afetando esses dois padrões e dificultando o seu sistema visual, o que, por sua vez, pode estar retendo dramaticamente sua performance sem que você saiba.

A chave para treinar seu sistema visual para o desempenho é treinar a musculatura dos olhos para funcionar corretamente. Afinal, a má função muscular causará problemas na mudança e estabilização do olhar.

Vamos cobrir uma broca para estabilização e outra para troca. Faça referência ao meu vídeo para obter uma demonstração de cada exercício.

Eu recomendo que você se registre realizando a broca e observe-a novamente para ver como. Dessa forma, você pode ajustar em conformidade.

Exercício 1: Estabilização do olhar

  1. Fique em uma posição neutra.
  2. Segure um alvo (caneta) no comprimento do braço diretamente à sua frente. Olhe para o alvo por 30 segundos.
  3. Você deve permanecer focado no alvo, porque a incapacidade de estabilizar o olhar geralmente significa movimentos muito pequenos e rápidos dos olhos para fora do alvo e depois voltar para ele.
  4. Ao assistir a si mesmo, tente observar tensão facial excessiva, vibração palpebral, piscar excessivo ou lacrimejamento dos olhos enquanto tenta manter o foco no alvo.
  5. Depois de realizar essa avaliação em uma posição neutra, você executará o mesmo teste em cada uma das outras quatro posições. Cima, direita, esquerda e baixo.
  6. Tome nota especial, pois é altamente provável que você encontre uma ou mais posições nas quais luta com a estabilização do seu olhar.
  7. É vital que o alvo permaneça em foco o tempo todo. Se ficar fora de foco, reduza a distância do ponto morto, segure-o.
  8. Faça este exercício três vezes em cada posição.

Exercício 2: Mudança de olhar

Fique em uma posição neutra, segurando uma caneta na sua frente, em uma posição neutra.

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Tente seguir a caneta suavemente enquanto a move de neutro para uma das oito posições abaixo e depois volta para neutro:

  1. Acima
  2. Baixa
  3. Certo
  4. Esquerda
  5. Para cima e para a direita
  6. Para cima e para a esquerda
  7. Para baixo e para a direita
  8. Para baixo e para a esquerda

Você deve repetir este teste três vezes em cada uma das oito posições. Você estará procurando por duas coisas quando assistir à simulação:

  • Oscilação excessiva do corpo.
  • Movimento mal coordenado dos olhos. Isso geralmente é visto como um movimento de catraca ou salto que os impede de seguir o alvo sem problemas.

Cada um deles pode indicar um controle visual-motor inadequado.

Obtenha sua visão direta

O objetivo desses exercícios é fazer com que seus olhos funcionem corretamente para que as informações que seu cérebro obtenha sejam o mais claras possível. Dessa forma, seu cérebro não terá medo de permitir que você se mova totalmente em todas as amplitudes de movimento disponíveis.

Lembre-se, quando o cérebro pode prever, você pode executar.

Referências:

1. Gaymard, B. e Pierrot-Deseilligny, C. (1999). Neurologia de sacadas e busca suave. Opinião Atual em Neurologia.

2. Hughes, A.E. (2018). Dissociação entre percepção e movimentos suaves dos olhos de perseguição em julgamentos de velocidade de alvos em movimento de Gabor. Journal of Vision.

3. Ingster-Moati, I., Vaivre-Douret, L., Bui Quoc, E., Albuisson, E., Dufier, J. L., & Golse, B. (2009). Movimentos oculares de perseguição suave verticais e horizontais em crianças: um estudo de neuro-desenvolvimento. European Journal of Pediatric Neurology.

4. Krauzlis, R.J., Goffart, L., & Hafed, Z. M. (2017). Controle neuronal da fixação e movimentos oculares fixacionais. Transações Filosóficas da Royal Society B: Ciências Biológicas.



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