Forma do corpo da ampulheta e perda de peso

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A mulher em forma de “ampulheta” é frequentemente retratada em pinturas, fotografias e filmes como o ideal de beleza feminina. Pessoas de uma ampla variedade de culturas consideram essa forma “curvilínea” especialmente atraente. Mas mesmo aqueles com uma forma de ampulheta natural podem acabar carregando peso excessivo e isso pode apresentar desafios específicos quando estão tentando verter os quilos extras. Se você é uma ampulheta que quer perder peso, aqui está o que você precisa saber.

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O que seu tipo de corpo significa?

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O que é uma forma de ampulheta?

Você seria classificado como uma ampulheta se seus quadris e ombros tivessem aproximadamente a mesma largura. Você pode ter uma cintura claramente definida e os quadris inferiores são mais largos do que os quadris altos. Suas nádegas são arredondadas e suas coxas são cheias, mas mais estreitas do que os quadris.

Fazer suas medições é uma maneira fácil de descobrir a forma do seu corpo. De acordo com a Healthline, “Se seus quadris e busto forem quase iguais em tamanho e você tiver uma cintura bem definida que é mais estreita do que ambos, você tem um formato de ampulheta.”

Manter essas proporções não é fácil, especialmente à medida que envelhecemos. Quando as pessoas com esse tipo de corpo ganham peso, ele tende a se acumular no peito e nos quadris, e não na barriga. Para muitas pessoas com essa forma, os quilos extras tendem a ser mais perceptíveis em torno do rosto, braços, tórax, joelhos e tornozelos.

Ampulheta Preocupações com a saúde

corpo de ampulheta

A boa notícia é que as pessoas com formato de ampulheta têm menos probabilidade de sofrer de diabetes, doenças cardíacas e câncer do que aquelas com o tipo de corpo “em forma de maçã”, que têm cinturas grandes e acumulam gordura ao redor do abdômen. No entanto, como os quilos extras aparecem em uma variedade de lugares na figura da ampulheta, pode ser menos perceptível e, portanto, mais fácil de ignorar do que uma barriga protuberante, diz Penn Medicine. Estar acima do peso, onde quer que a gordura extra se acumule, aumenta o risco de distúrbios metabólicos, como diabetes e problemas cardiovasculares, de acordo com a American Diabetes Association.

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Exercitando sua ampulheta

exercício de ampulheta

Não importa qual seja o seu tipo de corpo, os exercícios são essenciais para uma saúde adequada. Cerca de 30 minutos de atividade diária – seja tudo de uma vez ou dividido em segmentos de 10 minutos ao longo do dia – pode ajudar a fortalecer a figura de uma ampulheta e dar-lhe um perfil ainda mais atraente. Melhor ainda, tonificar o corpo transforma a gordura em músculos. O músculo queima mais calorias quando você está em repouso do que a gordura.

Os exercícios ideais para a forma de ampulheta trabalham todo o corpo. De acordo com Penn Medicine, “as rotinas de treino de corpo inteiro são boas para pessoas em forma de ampulheta, uma vez que você pode ganhar gordura na parte superior e inferior do corpo”.

A natação (se você tiver acesso regular a uma piscina) proporciona um ótimo treino de corpo inteiro. Andar funciona bem para tonificar quadris, pernas e nádegas. No entanto, você desejará complementar isso com algum trabalho para a parte superior do corpo. O levantamento de peso leve ajuda a tonificar seus braços e ombros sem deixá-lo pesado. Você também pode experimentar alguns exercícios simples, como pranchas ou flexões inclinadas.

O “inchworm” é um ótimo exercício de corpo inteiro para tentar em casa sempre que tiver tempo, diz o Conselho Americano de Exercícios (ACE). Não é muito desafiador, mas ainda assim tonifica seus músculos. Comece ficando em pé com os pés juntos ou ligeiramente separados. Flexione os músculos abdominais e dobre os quadris até poder colocar as mãos no chão. Agora caminhe lentamente com as mãos para a frente até estar em uma posição de prancha. De acordo com a ACE, sua coluna, quadris e cabeça devem estar paralelos ao chão. Faça uma flexão e, lentamente, coloque as mãos de volta aos pés. Continue praticando a cada dia até que você possa repetir este movimento 10 vezes e você verá uma diferença real em seu tônus ​​muscular.

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Vestindo a forma do seu corpo em ampulheta

corpo de ampulheta

Vestir-se de acordo com o formato específico do seu corpo pode ajudá-lo a se sentir confiante e pronto para enfrentar o dia. Você pode escolher a roupa perfeita para sua ampulheta, mantendo algumas dicas importantes em mente. De acordo com Nordstrom Trunk Club, “Tops ajustados e estruturados ficam naturalmente ótimos em seu quadro.” Como você tem cintura definida, calças de cintura alta e cintadas também são uma ótima opção. Um macacão pode ser especialmente lisonjeiro, enquanto os vestidos justos mostram sua cintura. Não tenha medo de sapatos pontiagudos para alongar as pernas e usar como acessório seu cinto favorito, diz Nordstrom Trunk Club.

Comer pela sua forma de ampulheta

corpo de ampulheta

Os elementos básicos de uma dieta saudável são geralmente os mesmos para todos: coma uma grande variedade de vegetais sem amido e quantidades modestas de frutas, grãos inteiros e outros carboidratos ricos em fibras, gorduras saudáveis ​​e proteínas magras. Mas quando você está tentando perder peso, um plano projetado para o formato do seu corpo vai garantir que você perca os quilos extras dos lugares onde são mais problemáticos.

Para pessoas com formato de ampulheta, o objetivo é direcionar a gordura ao redor da parte inferior do corpo. Um plano alimentar eficaz para isso é garantir que você esteja obtendo cerca de 25% de suas calorias diárias com proteínas de alta qualidade. Preencha o seu menu com saudáveis ​​PowerFuels, que são fontes de proteína com baixo teor de gordura saturada. Os PowerFuels fornecem muita energia para passar o dia, mas não sobrecarregam você com gorduras extras. Estas proteínas magras combinam melhor com SmartCarbs ricos em fibras, que o deixam cheio muito depois de terminar de comer. Fique longe de açúcar adicionado e gordura extra. Confira as listas abaixo para adições de alimentos que podem funcionar melhor para você:

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Escolhas inteligentes para mulheres:

  • Salmão, ovos e laticínios com baixo teor de gordura podem ajudá-lo a se sentir satisfeito durante todo o dia.
  • Faça um sanduíche com pão de fermento.
  • Frutas frescas como mirtilos, sementes de romã e ameixas secas se encaixam bem em seu plano de refeições.
  • Faça uma salada de rúcula recheada com pimentão picado, tomate e pepino.

Escolhas inteligentes para homens:

  • Desfrute de uma ampla variedade de proteínas magras, como ovos, leite, peito de frango e salmão.
  • Concentre-se em carboidratos ricos em fibras, como arroz integral e feijão.
  • Frutas ricas em fibras, como ameixas, são sua melhor aposta.
  • Suas principais opções vegetarianas incluem brócolis, espinafre, pimentão e pepino.

Os nutricionistas especialistas em Nutrisystem levam em consideração a forma do seu corpo, sexo, idade e outros atributos enquanto criam um plano de dieta personalizado feito sob medida para VOCÊ. Seu cardápio estará repleto dos alimentos que você adora, incluindo refeições deliciosamente saborosas no café da manhã, almoço e jantar, lanches satisfatórios ao longo do dia e, sim, sobremesas deliciosas com as quais você se sentirá bem. Combinado com sua atividade diária, seu plano de alimentação o ajudará a otimizar sua figura de ampulheta naturalmente atraente.

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