Motivado ou obcecado? Qual é a diferença

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Até o mais “perfeito” programa de perda de peso não funcionará sem um fator-chave: estar motivado. Se você não gosta nem um pouco do que está fazendo – escolhendo alimentos mais saudáveis, fazendo uma caminhada noturna ou outras decisões saudáveis ​​- você simplesmente não o faz. De acordo com Revista de Personalidade e Psicologia Social, alguns pesquisadores chamam esse tipo de motivação positiva de “paixão”.

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Paixão positiva

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Todos nós conhecemos alguém que gosta de saúde e boa forma dessa maneira apaixonada; eles gostam e falam sobre isso! E eles parecem gostar de seu novo estilo de vida. É o tipo de mudança de estilo de vida que muitas pessoas que começam a perder peso estão tentando alcançar. o Revista de Personalidade e Psicologia Social definiu esse tipo de paixão como algo “significativo em suas vidas, algo que eles gostam e algo em que passam o tempo regularmente”.

Esse tipo de paixão por uma atividade é chamado de “paixão harmoniosa” e é do tipo bom. Você gosta da atividade – nesse caso, comer saudável e se exercitar – e está motivado a fazê-lo e no controle. Você pode ler sobre estratégias de perda de peso, procurar novas e saudáveis receitas ou converse com outras pessoas sobre rotinas de exercícios. No entanto, você tem a capacidade de parar. Sua paixão por um estilo de vida saudável está em harmonia com o resto de sua vida.

Obsessão

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Uma paixão por ser mais saudável pode parecer uma qualidade positiva. No entanto, existe um potencial lado sombrio da paixão: a obsessão. Este não é o tipo de “obcecado” que os personagens das comédias adolescentes sentem por sua paixão. É o tipo de paixão por uma atividade que está fora de seu controle. De acordo com Revista de Personalidade e Psicologia Social, sua paixão pode ser uma obsessão quando você começa a priorizar sua nova atividade em detrimento de outras coisas importantes da sua vida. Geralmente se desenvolve quando há algum tipo de pressão interna ou externa conectada à atividade. A “paixão obsessiva” cria conflito, tanto com os outros na sua vida como dentro de si. Você também pode começar a sentir que precisa se punir por não se entregar à sua paixão ou por não ser “perfeito”.

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A perfeição é outra pressão que pode ser perigosa: quando a idéia de fazer algo “perfeitamente” se baseia em uma ideia criada por si mesma do que significa perfeito para voce, pode ser saudável. No entanto, pode ser perigoso quando você é motivado pelas idéias de perfeição da sociedade, diz pesquisa publicada no Boletim de Personalidade e Psicologia Social.

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A pressão para comer ou agir “perfeitamente” pode realmente levar a uma desordem alimentar, mesmo que essa obsessão pareça “saudável”. Segundo o jornal Distúrbios alimentares e de peso, a ortorexia nervosa é um distúrbio relativamente novo, focado na “alimentação limpa”. Geralmente é associado a pessoas que têm uma alta pontuação no desejo de perfeição e compartilham qualidades semelhantes a outros distúrbios alimentares.

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Você está motivado ou obcecado?

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Ser motivado para ficar saudável é ótimo. No entanto, deixar essa motivação se transformar em obsessão pode ser perigoso. Portanto, verifique com você mesmo: você sente mais prazer ou dor em sua jornada de perda de peso? Se você está fazendo sacrifícios em sua vida para atingir suas metas de perda de peso, são grandes sacrifícios que podem ter consequências negativas? Ou pequenos que ainda permitem prosperar? Você sente que pode fazer uma pausa no seu programa de perda de peso por um dia ou dois?

Se você já sente que não consegue controlar seu desejo de comer saudável e perder peso ou que seu plano de perda de peso começou a violar eventos e compromissos importantes em sua vida, converse com seu médico. Você também deve conversar com seu médico se sentir que precisa se punir por não comer “perfeitamente”. A paixão é crucial, mas mantê-la – e você – saudável é muito mais importante.

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