O baixo estrogênio nas mulheres afeta a massa muscular e o desempenho?

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O baixo estrogênio nas mulheres afeta a massa muscular e o desempenho? - Fitness, fitness, gordura corporal, recuperação, menopausa, inflamação, estrogênio, fitoestrogênios, síntese de proteínas, câncer de mama, anorexia

Quando você pensa em hormônios anabólicos, o que vem à mente primeiro?

As chances são de que não seja o hormônio estrogênio. Ainda assim, alguns estudos recentes relataram que os hormônios sexuais femininos são vitais para a massa muscular, força e até recuperação pós-exercício.

Níveis abaixo do ideal de estrogênio são um motivo comum para fraqueza muscular e perda de massa muscular magra em mulheres. A perda de massa muscular magra, sem uma razão aparente, pode levar ao baixo desempenho físico na academia e nas competições.

Então, quais são as causas mais comuns de baixos níveis de estrogênio? Quem está em risco? Como os estrogênios afetam os músculos em primeiro lugar?

Vamos resolver os detalhes, uma pergunta de cada vez.

Causas comuns de baixo estrogênio em mulheres

De acordo com estudos e estatísticas, as principais causas de hipoestrogenismo (baixo estrogênio) em mulheres são:

Obviamente, a idade é a causa mais comum de baixo estrogênio. Os níveis de estrogênio diminuem naturalmente em mulheres a partir da idade da perimenopausa (47,5 anos em média). A menopausa começa por volta dos 50 a 52 anos, e é aí que os sintomas do baixo estrogênio começam a aparecer.

Cerca de 1% das mulheres, no entanto, começam a menopausa muito mais cedo. Essa condição é conhecida como falência ovariana primária ou menopausa prematura e pode se manifestar antes dos 40 anos. A menopausa precoce não é apenas uma questão de desempenho físico na academia.

Eut também aumenta o risco de um monte de doenças perigosas e até aumenta a chance de morte prematura.

É por isso que muitas mulheres em todo o mundo procuram soluções hormonais para manter saudáveis ​​os níveis de estrogênio – por meio da terapia de reposição hormonal convencional (TRH) ou de alternativas à base de plantas, como os fitoestrogênios.

Menopausa prematura à parte, como o estrogênio afeta o desempenho físico?

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O estrogênio e o desempenho físico estão conectados?

O estrogênio promove a recuperação e regeneração muscular. Em primeiro lugar, o estrogênio desempenha um papel essencial no processo de recuperação muscular. Vários estudos relataram que o estrogênio poderia:

  • Atenuar os danos musculares causados ​​pelo exercício físico
  • Acalmar a inflamação muscular após exercícios
  • Melhorar a cicatrização de micro lesões nos músculos
  • Estimular o crescimento da massa muscular atrofiada
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Essa é uma lista bastante impressionante. Mas como isso é possível?

Nem todos os detalhes são claros nesse assunto, mas parece que o estrogênio pode estabilizar as membranas das células musculares e reduzir significativamente o estresse oxidativo local.

Isso ajuda a evitar uma grande quantidade de danos aos músculos (incluindo perda relacionada ao exercício) e a acelerar a recuperação de lesões existentes.

Estrogênio melhora o crescimento muscular

Vamos esclarecer: nenhum dos estrógenos do corpo é um hormônio anabólico no sentido tradicional da palavra. Você não pode se injetar estradiol e espera dobrar sua massa muscular magra em poucas semanas; não funciona assim.

Ainda assim, estudos revelaram que a terapia de reposição hormonal (TRH) com estrógenos leva ao crescimento muscular em mulheres na pós-menopausa. Em vez de aumentar diretamente o crescimento muscular (como a testosterona e o DHT), o estrogênio aumenta os efeitos do fator de crescimento semelhante à insulina-1 (IGF-1).

É por isso que as mulheres tendem a perder massa muscular quando se aproximam da menopausa. Além disso, é por isso que a TRH e os fitoestrogênios são uma maneira fabulosa, mas pouco conhecida, de impedir a perda muscular e de desempenho em mulheres com níveis abaixo do ideal de estrogênio.

Estrogênio aumenta um pouco a força muscular

Provavelmente, você já sabe que o tecido muscular consiste em dois tipos de fibras musculares – actina e miosina. Um dos fatores que determinam a força de um determinado músculo é a força da ligação entre seus filamentos de actina e miosina.

Bem, estudos revelaram que esse é um dos efeitos do estrogênio no tecido muscular. O estrogênio fortalece um pouco a conexão entre as fibras da miosina e da actina no músculo, levando a um leve aumento na força física.

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Fixando baixos níveis de estrogênio

O primeiro e mais importante passo para restaurar seu estrogênio é encontrar e tratar a causa de sua condição.

Por exemplo, se você suspeita que sua queda no estrogênio é o resultado do estresse crônico com o qual está lidando, descanse o suficiente e tente resolver seus problemas mais prementes o mais rápido possível. Provavelmente, corrigir o estresse resultaria em um bom aumento nos níveis de estrogênio.

E ainda assim, a solução raramente é tão simples. Na maioria dos casos, a única maneira de resolver definitivamente um problema de baixo estrogênio é iniciar a TRH ou recorrer a fitoestrogênios naturais.

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Mas qual é a eficácia dessa abordagem?

Um estudo analisou o efeito da TRH no desempenho físico e na massa muscular em 15 pares de gêmeos idênticos. Todas as mulheres estavam na faixa etária de 54 a 62 anos, por isso é uma questão de alterações hormonais na menopausa e pós-menopausa.

Em cada par de gêmeos, uma mulher tomou hormônios da TRH convencionais e a outra não recebeu nenhuma terapia relacionada à menopausa (convencional ou não).

Após sete anos desse tratamento, o gêmeo que tomou a TRH:

Alguns outros estudos sobre a ligação entre TRH e força, massa muscular e desempenho físico em mulheres relataram que TRH:

  1. Promove a síntese muscular
  2. Aumenta a força muscular (a julgar pela velocidade de corrida e altura do salto vertical)

Mas espere um segundo, não vá lá e se encha de estrógenos. Esses efeitos foram observados em primeiro lugar quando uma mulher está com pouco estrogênio. Se você é uma mulher saudável com níveis normais de estrogênio, não há necessidade de procurar HRT.

Esse diagnóstico é particularmente relevante porque a TRH está disponível apenas mediante receita médica e é grave o suficiente para ser monitorada continuamente e, mesmo assim, apresenta alguns efeitos colaterais. Em alguns casos, os efeitos colaterais podem ser tão graves quanto um risco aumentado de câncer de mama.

É por isso que tantas mulheres recorrem aos fitoestrógenos como uma alternativa natural à TRH.

Fitoestrogênios como alternativa à TRH

Em suma, os fitoestrogênios são substâncias vegetais que funcionam como os estrogênios que o corpo humano produz. Mulheres em todo o mundo têm tomado diferentes fontes de fitoestrogênios como uma maneira de aliviar os sintomas da menopausa antes mesmo que os médicos soubessem o que é menopausa em primeiro lugar.

Agora, as mulheres com quase 40 anos têm mais um bom motivo para procurar fitoestrogênios extras em sua dieta: apoiar o desempenho físico e evitar a perda de massa muscular relacionada à menopausa.

Precisa de uma lista rápida de compras? Aqui estão algumas das mais ricas (e mais deliciosas) fontes alimentares de fitoestrogênios:

  • Todos os produtos de soja, exceto molho de soja (soja, tofu, leite de soja)
  • Leguminosas (lentilhas, grão de bico, feijão)
  • Bagas, especialmente de cor vermelha e rosa (morangos, cranberries, framboesas)
  • Uvas vermelhas e vinho tinto
  • Salsinha
  • Brotos de alfafa
  • Fruta seca
  • sementes de Sesamo
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Se você não quer mudar nada na sua dieta, outra opção válida seria tomar suplementos ou usar produtos para o cuidado da pele com fitoestrogênios, como soros e cremes..

A última abordagem é particularmente adequada para atletas, pois a maior parte dos fitoestrógenos atuaria localmente na pele e nos músculos.

Por exemplo, uma das fontes mais poderosas de fitoestrogênios do mundo é a Pueraria Mirifica, uma planta tailandesa que as mulheres locais tomam há séculos como elixir da juventude.

Usando um produto para a pele com Pueraria Mirifica, você poderá melhorar a recuperação muscular local e apoiar a hidratação e elasticidade da pele. Dupla ação, benefícios duplos.

Observe que Pueraria Mirifica pode aumentar levemente o tamanho da mama devido ao seu alto conteúdo de estrogênio. Lembre-se disso ao aplicá-la na região do peito para apoiar os músculos peitorais.

A linha inferior

Embora esse fato permaneça desconhecido para a maioria dos atletas, treinadores e até profissionais de saúde, os baixos níveis de estrogênio têm um enorme impacto na força, na massa muscular e nas taxas de recuperação pós-exercício de uma mulher.

Se você é uma mulher com quase 40 anos e pensa estar lidando com um caso de estrogênio abaixo do ideal, peça ao seu médico para realizar alguns testes e discutir suas opções de tratamento.

Lembre-se, no entanto, de que você não precisa elevar seus níveis de estrogênio no telhado para garantir o desempenho da academia – ou mesmo a saúde geral.

Embora o estrogênio seja excelente para a saúde e o desempenho de seus ossos e músculos, estudos descobriram que níveis muito altos de estrogênio podem tornar seus tendões e ligamentos mais fracos e mais propensos a lesões.

Então, moderação é a chave. Ter baixos níveis de estrogênio é provavelmente tão ruim quanto tê-los muito altos.

Um excelente primeiro passo para retornar seu estrogênio a uma faixa normal seria comer mais fontes alimentares de fitoestrogênios – como soja e outras leguminosas. Se seu objetivo é aumentar a recuperação local após o exercício físico, tente aplicar um produto tópico para a pele. Qualquer fonte de fitoestrogênios funcionará muito bem, mas Pueraria Mirifica é provavelmente a opção mais econômica.

*As fotos exibidas neste post pertencem ao post breakingmuscle.com

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