O circuito de 8 minutos de peso corporal: ele realmente funciona?

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Adoro pesquisas que tornam o exercício mais acessível a todos. Artigo publicado pelo American College of Sports Medicine[1] faz exatamente isso. Os pesquisadores revisaram a literatura sobre o treinamento em circuito de alta intensidade e projetaram um circuito de exercícios com peso corporal que pode ser realizado em qualquer lugar em pouco menos de oito minutos.

Os exercícios no circuito são realizados continuamente em alta intensidade por 30 segundos cada, com 10 segundos de descanso e transição entre exercícios. Os 12 exercícios no circuito são:

1. Macacos de salto

2. Wall Sit

3. Flexões

4. Triturações

5. Step-Ups

6. Agachamento

7. mergulhos

Quedas da cadeira

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8. Pranchas

9. Correndo no lugar

10. Pulmões

11. Flexões com rotação

Flexões com rotação

12. Prancha lateral

Embora esse curto-circuito não torne ninguém um atleta de elite, ele pode ajudar a quebrar as barreiras do exercício para aqueles que não têm tempo para entrar na academia. Também poderia ser uma ótima opção para atletas que viajam. Atletas que precisam de mais desafios podem repetir o circuito várias vezes.

Os circuitos de alta intensidade também dependem do atleta trabalhar em alta intensidade. Isso é difícil para as pessoas que não estão condicionadas ou são novas para se exercitar. Costumo ler artigos comuns, como este do New York Times, que trombeta o fato de que você pode fazer um treino completo em apenas alguns minutos.

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Eu não acredito que a maioria desses autores realmente entenda as demandas de trabalhar em uma intensidade muito alta por 4-7 minutos. Não é confortável nem agradável, mas eles agem como se alguns minutos de trabalho de alta intensidade fossem muito preferíveis a 20 minutos em uma esteira.

Lembro-me de uma citação de A noiva princesa aplicado à frase ‘alta intensidade’: “Você continua usando essa palavra. Eu não acho que significa o que você pensa que significa.

Mas, para o público certo, na hora certa, esse pode ser um circuito útil para manter a boa forma durante as férias ou começar a se exercitar com tempo e orçamento limitados. Experimente e deixe-nos saber o que você pensa!

Referências

1. Brett Klika e Chris Jordan. Treinamento em circuito de alta intensidade usando peso corporal: resultados máximos com investimento mínimo. Diário de Saúde e Fitness da ACSM: Maio / junho de 2013 – volume 17 – edição 3 – p 8–13. doi: 10.1249 / FIT.0b013e31828cb1e8



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