O melhor exercício para perder peso

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Dietas e conselhos de condicionamento físico são como o dedo. Você se concentra demais nos conselhos e perde a oportunidade de alcançar a glória celestial. E é assim que, finalmente, você coloca Bruce Lee em um artigo e passa pelos editores. Mas falando sério, do que diabos eu estou falando?

Perda de peso não é o que você come e o que você faz

Não há um conselho final de especialistas sobre déficits calóricos, dietas, planos de exercícios, motivação constante e coisas semelhantes para fazer você pensar que a perda de peso é fácil.

Quase tudo foi projetado para fazer você se sentir mal por não ter perdido peso, para começar. Você está comendo demais. Você não está comendo direito. Você não se move o suficiente. Você não se move para a direita. O fato é que nada disso realmente importa porque a perda de peso é, em todos os sentidos do termo, um exercício inútil.

Das 51 estratégias identificadas de perda e manutenção de peso, agrupadas em 14 domínios da taxonomia Oxford Food and Activity Behaviors, foram os mais frequentemente relatados: ter alimentos saudáveis ​​disponíveis em casa, ingestão regular de café da manhã, aumentar o consumo de vegetais, diminuir alimentos açucarados e gordurosos , limitando certos alimentos e reduzindo a gordura nas refeições. O aumento da atividade física foi o correlato positivo mais consistente da manutenção da perda de peso

– Paixão et al., 2020

Você pode perder peso perdendo um membro. Você pode perder peso indo ao banheiro depois de consumir laxantes. Você pode perder peso se não fizer nenhum exercício há vinte anos e apenas caminhar meia hora por dia durante 8 semanas.

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A criação de novas dietas continuará a seguir as tendências populares. No entanto, a crença de que essas dietas promovem a perda de peso surgiu mais de impressões e relatórios pessoais publicados em livros, do que de pesquisas rigorosamente controladas.

– Freire, 2020

A bala de prata da perda de peso, o único exercício que pode fazer tudo acontecer é o que exercita a mente.

Exercite a mente para perder peso

A coisa mais difícil que você pode fazer é se ver por quem você realmente é. Se você tem um problema clínico, obesidade mórbida, por exemplo, que requer intervenção e, finalmente, perda de peso, você precisa de assistência médica. E não, os modelos do Instagram e os treinadores “científicos e baseados em evidências” não são recomendados como especialistas médicos.

Com base nos padrões gerais de resultados e nas associações publicadas mais frequentes, a participação em atividade física e esporte esteve relacionada à imagem corporal menos negativa e mais positiva. Além disso, a imagem corporal negativa, predominantemente estudada como insatisfação com o peso ou a forma corporal, estava ligada à menor atividade física e participação no esporte e discutida qualitativamente como uma barreira à participação. Alternativamente, a imagem corporal positiva, estudada com mais frequência como satisfação corporal, tendia a estar associada a uma maior participação na atividade física e no esporte. Esse padrão de resultados foi consistente para homens e mulheres e, ao longo das idades, incluído nesta revisão do escopo.

– Sabiston et al., 2019

Se você é um atleta competitivo, como um boxeador, que precisa emagrecer para uma luta, você precisa de um treinador que tenha feito esse tipo de coisa antes e que tenha experiência.

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Fisiculturistas diminuindo o peso na corrida para uma competição, você também tem alguns problemas, mas não está realmente interessado em perda de peso no sentido tradicional da palavra. Além disso, seu conselho é totalmente irreal para a pessoa comum, porque a vida da maioria das pessoas não depende de ganhar peso, cortar ou se inclinar.

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Se, por outro lado, você faz parte dos outros 99% do mundo que estão à procura de ajuda para perder peso, porque se sente mal consigo mesmo ou apenas se sente mal, comece com uma avaliação honesta do motivo pelo qual deseja perder peso.

É aqui que a terapia ajudaria. Sim. Eu disse isso. Se você tem uma necessidade crônica de perder peso e é saudável ou geralmente bem em todos os outros aspectos, convém ver o que isso significa em um sentido holístico. Quero dizer, qual é o verdadeiro problema, porque não é o seu peso.

Mesmo que você ache que perder peso fará com que você se sinta melhor consigo mesmo ou lhe dê uma vantagem no namoro, ainda é uma tática levemente diversa, porque, invariavelmente, o que você alega querer pode não ser o que você realmente precisa.

Então, você precisa exercitar sua mente e entrar em forma, o suficiente para poder responder à pergunta “o que você realmente quer” com total honestidade.

Perder peso não é uma sensação ou uma boa aparência

Então, aqui está o exercício, finalmente, para que eu não seja enganado pelas manchetes de clickbait.

1 rodada, sem limite de tempo. Pergunte a você mesmo as seguintes questões:

  • Por que eu quero perder peso?
    • Se quiser ter uma boa aparência, defina o que significa boa aparência, abordando questões de idade e sexo e, ao mesmo tempo, revendo como você avaliaria os resultados
    • Se você se sentir bem, defina o que isso significa com base em sua idade e sexo e, ao mesmo tempo, revise como você mede os resultados)
    • Faça uma lista de todas as coisas boas que acontecerão como resultado da perda de peso)
  • O que acontece se eu não perder peso?
    • Faça uma lista de todas as coisas catastróficas que acontecerão com você como resultado e depois compare com elas todas as coisas que não acontecerão)
    • Compare a lista com todas as coisas boas que você pensou que aconteceriam se perdesse peso)
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Então, você termina com o aquecimento:

  • Você sabia que, se você construir músculos, seu peso pode não mudar, mas sua forma mudará e isso pode significar perda de gordura, mas não perda de peso?
  • Você sabia que não há peso ideal para uma pessoa comum?

Tendo feito tudo isso, você ainda pode querer ser uma máquina rasgada, magra e malvada de um ser humano. Você idealizou esse corpo em sua mente ou tem uma imagem corporal ideal que aspira adquirir.

Você então deve se perguntar: você está disposto a fazer o necessário para obter esse corpo, porque é um empreendimento sério que requer privação, abstinência, devoção sincera e um ambiente que o apoiará durante o processo, por mais tempo que pode levar?

Referências

1. Freire, R. (2020). Evidência científica de dietas para perda de peso: composição diferente de macronutrientes, jejum intermitente e dietas populares. Nutrição, 69110549.

2. Paixão, C., Dias, CM, Jorge, R., Carraça, EV, Yannakoulia, M., Zwaan, M. de, Soini, S., Hill, JO, Teixeira, PJ e Santos, I. ( 2020). Manutenção bem sucedida da perda de peso: Uma revisão sistemática dos registros de controle de peso. Revisões da obesidade, 21(5), e13003.

3. Sabiston, CM, Pila, E., Vani, M., & Thogersen-Ntoumani, C. (2019). Imagem corporal, atividade física e esporte: uma revisão do escopo. Psicologia do Esporte e Exercício, 42.48-57.

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