Pare de exagerar no treinamento específico para esportes

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A especificidade é uma filosofia de treinamento em uso excessivo para a maioria dos levantadores. Sei que essa é uma afirmação controversa nas comunidades de treinamento de força, mas ainda não sinto muito por dizer isso. É a verdade, e essa quarentena está nos oferecendo um momento único para colocar essa teoria à prova.

Vamos falar sobre o que é especificidade. Em poucas palavras, é o princípio do treinamento que diz que você melhora uma habilidade específica, realizando essa habilidade, não quaisquer outros exercícios relacionados, mas aperfeiçoando repetidamente essa coisa em particular. Se ainda não está claro, acredito que a especificidade se tornou dogmática demais nos círculos de força.

Quando a especificidade é necessária

Mas as pessoas que se beneficiam da especificidade são atletas de alto nível que precisam ser excepcionalmente bons em seus esportes. Isso se aplica a levantadores de peso e levantadores de peso da elite, assim como a velocistas de elite e corredores profissionais. A maioria dos atletas que se enquadram nessa categoria já possui uma força sólida, é geneticamente esquisita e é fisicamente adequada ao esporte. O que resta a fazer é se tornar cada vez mais eficiente em detalhes.

Mas simplesmente gostar de um esporte, ou mesmo ser bom em um, não faz de você um atleta de nível elite que precisa ser excessivamente específico com seu treinamento. E eu argumentaria que mesmo os melhores levantadores poderiam se beneficiar gastando algum tempo construindo alguma força inespecífica. O problema é que eles nunca ouvem.

Quando as academias fecham

Mas então, um dia, quando nós, americanos, pensamos que já tínhamos tudo planejado, o governo decidiu fechar o país, incluindo nossos amados ginásios, e com uma só pancada, não havia halteres para encontrar. Não há ginásios de garagem aqui em Nova York, então todos fomos obrigados a subir dentro de nossos minúsculos apartamentos em Nova York. Isso significava que minha academia precisava se transformar de uma academia de halteres em uma academia de kettlebell, haltere e objeto estranho da noite para o dia. Mas isso foi uma benção disfarçada.

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Então, o que fizemos de maneira diferente da maioria é que não matamos pessoas com metconcertos irracionais.

Quando Yuri Verkoshansky disse: “Qualquer idiota pode cansar outro idiota”. Nós acreditamos nele.

Então, nós abandonamos os burpees em favor do trabalho leve e de ritmo. Focamos nos movimentos de um único membro e no trabalho de estabilidade do tronco, juntamente com métodos sensíveis e mensuráveis ​​de aumentar o condicionamento de nossos atletas. Isso envolveu coisas como os conjuntos AMAP por um tempo, não usados ​​como finalizadores, mas entrelaçados em ciclos de treinamento voltados para o desenvolvimento da capacidade de trabalho. Há uma diferença.

Mais importante do que qualquer coisa, desenvolvemos uma programação direcionada aos locais onde sabíamos que nossos levantadores eram deficientes. Por definição, esses movimentos não são específicos. Mas eu vou lhe dizer o que vai acontecer, não porque eu sou psíquica, mas porque eu já estou aqui há um tempo. Eles vão voltar melhor.

Para definir melhor, precisamos ser claros: esses atletas não terão maior peso em seus levantamentos primários, nem terão músculos maiores. Não é isso que significa melhor aqui. O que será melhor é que eles retornem ao treinamento com:

O efeito duradouro desse fenômeno é que ele os tornará um levantador melhor, mais saudável e, sim, mais forte a longo prazo. Não ver o treinamento a esse respeito é negligenciar um dos princípios mais fundamentais da força humana.

Só podemos acumular por tanto tempo antes de precisarmos de uma descarga. Isso deve acontecer nos níveis micro e macro do seu treinamento. Então, vamos nos fazer um favor e use esse tempo para fazer algo que deveríamos ter feito há muito tempo – pare de exagerar nos detalhes.

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Se você estiver em Nova York ou já estiver na área, venha me ver na JDI Barbell, uma das únicas academias autônomas de barra na cidade.

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