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Com isso dito, aqui está um ótimo exercício que enfatiza a rotação funcional externa e interna do quadril e transfere incrivelmente bem para o desempenho atlético. Eu me refiro a eles como giros de agilidade isométrica. Ele simplesmente assume uma posição mais extrema, como ocorreria durante a agilidade no campo, como cortar ou mover rapidamente para a direção oposta, e desconstrói o movimento sequência por sequência para simular os mesmos padrões de ativação que veríamos no campo. No campo da aprendizagem motora, este exercício seria descrito como aquele que envolve as mesmas características invariáveis ​​de programas motores gerais como aqueles que ocorrem durante suas contrapartes em campo, mas com características variantes diferentes, como a velocidade ou velocidade do movimento.

Usando essas mesmas teorias de aprendizagem motora, o protocolo isométrico não apenas nos permite passar mais tempo nessas posições desejadas, aumentando assim a eficiência técnica, a programação neural e a mobilidade, mas também nos permite ajustar e corrigir nossa mecânica em virtude de um desempenho lento e sequências desconstruídas isoladas. Infelizmente, a maioria dos movimentos explosivos ocorre tão rapidamente que qualquer deficiência neuromuscular no movimento é quase impossível de tratar ou corrigir durante o exercício se ocorrer muito rapidamente para ser detectada.

Em uma nota relacionada, muitos dos movimentos laterais e movimentos no plano frontal recomendados por profissionais de fitness frequentemente envolvem rotação externa significativa de ambos os quadris / pés ao mesmo tempo. Semelhante aos exemplos acima, isso representaria uma incompatibilidade de vetores de força do ponto de vista funcional, para não mencionar as posições potencialmente deletérias do quadril devido ao torque extremo e posições disfuncionais.

Não há absolutamente nada de errado em girar externamente os pés e os quadris durante o movimento, com a ressalva de que apenas um membro deve girar externamente a qualquer momento, como durante o corte, rotação ou torção. Na verdade, durante a maioria dos movimentos rotacionais, quando um quadril gira externamente, o outro quadril deve girar internamente simultaneamente para combinar todos os vetores de força do corpo com o movimento desejado.

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Simplificando, a rotação externa dupla de ambos os quadris e pernas ao mesmo tempo representa 3 complicações primárias: 1) uma incompatibilidade de vetores de força, 2) uma posição biomecanicamente defeituosa e 3) um mau funcionamento neuromuscular em que há uma falha neural de um ou mais grupos de músculos, com o corpo tentando se mover em uma direção e um ou mais segmentos / membros movendo-se na outra.

É também por esta mesma razão que, de um modo geral, não defendo o agachamento ou outros movimentos bilaterais com os pés rodados externamente. Em vez disso, recomendo uma posição de pé relativamente reto com alinhamento neutro do quadril, nem girado externamente nem internamente. Isso porque os vetores de força envolvidos na maioria dos movimentos tradicionais de treinamento de força bilateral, como agachamento, levantamento terra, dobradiças e saltos, envolvem vetores de força retos e lineares, não vetores rotacionais ou laterais. Leia mais sobre vetores de força e forma e profundidade adequadas de agachamento aqui.

No entanto, este princípio se aplica apenas a posições de 90 graus com som biomecânico. Se, de fato, o indivíduo está determinado a realizar movimentos biomecanicamente defeituosos com amplitude excessiva de movimento e insiste em ir significativamente mais profundo do que 90 graus em seus agachamentos com carga ou outros movimentos de treinamento de força, então pode-se argumentar que girar externamente os quadris e os pés seriam, de fato, uma maneira mais segura e eficaz de executar essas posições funcionalmente defeituosas e disfuncionais.

Em uma nota lateral, e como uma semi-isenção de responsabilidade, pode haver casos raros em que a rotação externa dupla de ambos os quadris é necessária. No entanto, para a maioria dos movimentos funcionais, bem como exercícios gerais de aptidão que são terapêuticos e biomecanicamente sólidos, a rotação externa dupla raramente é garantida e a rotação externa unilateral é ideal. O mesmo se aplica à rotação interna. Portanto, o treinamento de rotação externa dupla ou rotação interna dupla provavelmente está preparando o atleta para possíveis lesões e padrões de ativação comprometidos, uma vez que os movimentos que realizamos durante o treinamento são transferidos para o campo.

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