Spirulina: tudo o que você precisa saber

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Ao percorrer seu feed de mídia social, você pode ter notado um aumento nas tigelas suaves turquesas e nos shakes de proteína verde-oceano. Essa tonalidade única e incomum é mais provável da spirulina, alga verde-azulada que foi seca e moída em pó, diz Harvard Health. Então, qual é o problema da espirulina e você deve incorporá-la à sua dieta saudável?

Spirulina é um superalimento promissor que recentemente se tornou popular. Ele tem um perfil nutricional impressionante, começando com um potente soco de proteínas completas em uma base de baixa caloria, diz Harvard Health. Ele também contém um rico suprimento de vitaminas e minerais, como ferro e ácidos graxos ômega-3. Soa como um valioso aliado no seu dia a dia para se alimentar de forma saudável e atingir sua meta de perda de peso, não é?

Pronunciado spee · ruh · LEE · nuh, tem sido usado como fonte de alimento há séculos e recentemente se tornou um ingrediente popular entre os comedores saudáveis. Isso pode ser devido ao seu conteúdo nutricional e a numerosos estudos que reivindicam benefícios importantes para o nosso bem-estar. De alimentos embalados a suplementos, descubra por que essa alga saudável chegou às prateleiras do seu supermercado.

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Destaques Nutricionais

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De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), uma colher de chá de espirulina contém dois gramas de proteína, um grama de carboidratos e zero grama de gordura por apenas 15 calorias. Ao contrário da maioria dos alimentos vegetais, a spirulina vem com todos os aminoácidos essenciais, tornando-a uma proteína “completa”, diz CookingLight.com. A espirulina é uma boa fonte de ferro à base de plantas e é uma opção atraente para veganos e vegetarianos.

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A espirulina também contém ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 essenciais, diz Healthline. Segundo a American Heart Association, os ácidos graxos ômega-3 são gorduras saudáveis ​​que supostamente apóiam a saúde do coração. O ácido gama-linolênico (GLA), um ácido graxo ômega-6, demonstrou reduzir a inflamação crônica, de acordo com pesquisa publicada na CBiotecnologia Farmacêutica.

Poderes de Saúde

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As propriedades anti-inflamatórias da espirulina foram evidentes em um estudo publicado no Jornal Europeu de Fisiologia Aplicada. Os indivíduos que consumiram spirulina diariamente por três semanas foram capazes de se exercitar mais com menos dor do que o grupo controle. Isso pode ser especialmente benéfico se você é novo em se exercitar. Melhor ainda, em outro estudo, publicado em Medicina e Ciência em Esportes e Exercício, os participantes que tomaram spirulina queimaram gordura enquanto se exercitavam a uma taxa mais alta do que aqueles que receberam um placebo.

A espirulina também pode ajudar seu corpo a gerenciar os níveis de açúcar e colesterol, de acordo com um estudo publicado na Jornal indiano de pesquisa médica. Este estudo constatou que, após 30 dias de uso da espirulina, os animais de laboratório reduziram os níveis de glicose no sangue e colesterol LDL e aumentaram os níveis de colesterol HDL.

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Se você tem um problema de saúde, está tomando um medicamento anticoagulante ou qualquer outro medicamento, consulte seu médico e farmacêutico antes de adicionar espirulina à sua rotina diária. Você quer ter certeza de que isso não interferirá na sua saúde ou medicamento. Mulheres grávidas ou amamentando também devem consultar seus profissionais de saúde antes de tomar spirulina.

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Guia do comprador

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De acordo com a Harvard Health, você pode encontrar cápsulas, comprimidos e pó de espirulina. Eles são normalmente encontrados na seção de vitaminas e suplementos de supermercados, drogarias e lojas de alimentos naturais. Você pode adicioná-lo às receitas ou apenas engoli-lo diariamente em forma de suplemento. Barras energéticas, chocolate e bebidas que incluem espirulina também estão disponíveis em muitos pontos de venda.

Lembre-se de que a spirulina é como outros suplementos alimentares e não está sujeita aos mesmos testes ou regulamentos que a Food and Drug Administration exige dos medicamentos, diz Harvard Health. Isso significa que você precisa ler os rótulos e fazer uma pequena pesquisa por conta própria para garantir que a espirulina seja o único – ou pelo menos o principal – ingrediente em qualquer produto que você compre. Também pode ser caro, portanto, cuidado com produtos significativamente mais baratos que todas as marcas concorrentes.

Ideias frescas

tigela de smoothie

A espirulina, por si só, tem o sabor e o aroma distintos das algas com um toque de peixe. É por isso que muitas pessoas optam por tomar cápsulas ou comprimidos de espirulina inodora e insípida. Algumas pessoas misturam o pó na água e bebem. No entanto, muitos acham isso desagradável dessa maneira. Mais popular é misturar algumas colheres em smoothies ou tigelas, nos quais os outros sabores podem enterrar o sabor da spirulina. Se você preferir sabores saborosos, tente adicioná-lo ao pesto caseiro. Você também pode incorporá-lo em bolas de energia caseiras. Tente jogar uma dessas receitas de bolas de energia>

No Programa Nutrisystem, cerca de duas colheres de chá de spirulina contam como um extra. Bon Appétit Magazine recomenda manter abertos os recipientes com produtos spirulina na geladeira para ajudar a proteger seus nutrientes do oxigênio.

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