Treinamento de força, desempenho e função de olhos fechados – Site oficial do desempenho humano avançado

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6. Produz maior aderência e ativação do antebraço, pois o levantador é necessário para segurar os pesos com mais força para controlar a carga. Isso ajuda no empacotamento e na estabilidade da articulação, bem como na potencialização da ativação simultânea (aumento do impulso neural para as extremidades de trabalho). Leia mais sobre como construir força no antebraço e aderência aqui.

7. Garante que o atleta não levante pesos excessivamente pesados ​​ou selecione cargas mais pesadas do que pode controlar, pois ficar muito pesado sob condições de olhos fechados torna quase impossível realizar o movimento corretamente, se é que faz.

8. Elimina a capacidade de trapacear, mudar ou usar impulso excessivo para levantar o peso, melhorando assim a saúde das articulações e o crescimento muscular.

9. Ensina o atleta a usar uma amplitude de movimento ideal (normalmente 90 graus), em vez de uma amplitude de movimento excessiva, uma vez que o colapso e a profundidade profunda sob os olhos fechados parecem muito fora de controle. Leia mais sobre a amplitude de movimento ideal (ROM) e ângulos de 90 graus aqui.

10. Requer maior envolvimento cognitivo e foco mental durante o levantamento. Pesquisas em aprendizagem motora mostraram que quanto maior o nível de envolvimento mental durante a execução de uma habilidade ou tarefa específica, resulta em aprimoramento da aprendizagem e no domínio dessa habilidade.

Olhos fechados e além com o treinamento VISRE (imagens visuais e eliminação de referências espaciais)

Embora o treinamento com os olhos fechados seja incrivelmente eficaz, notei um problema principal ao longo dos anos. Ou seja, os indivíduos ainda confiam na visão mesmo quando seus olhos estão fechados. Faz sentido certo? Sim, acho que não. Permita-me explicar.

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Quando um indivíduo fecha os olhos, percebendo ou não, acaba tirando um instantâneo de seu entorno e armazenando-o em sua memória como um meio de referência espacial e orientação de imagens visuais. Durante todo o conjunto, eles continuam se referindo a esse mapa espacial mental como um meio de controlar seu corpo no espaço. Portanto, embora eles possam não estar usando diretamente seu senso de visão através do sistema ocular durante o set, eles ainda contam com elementos de feedback visual como referência. Infelizmente, isso pode ser desvantajoso por vários motivos, cada um dos quais se baseia no próximo.

3 razões pelas quais imagens visuais e referências espaciais em treinamento podem ser desvantajosas

1. A maioria dos indivíduos tem domínio ocular, o que significa que eles preferem um olho ao outro. Isso tende a produzir desvios e assimetrias muito sutis, porém significativos, em nosso movimento, pois a dominância ocular parece estar relacionada à mão.

2. Além de usar a visão para manter o equilíbrio durante o movimento, também a usamos como uma forma de orientação geográfica espacial. É da natureza humana usar linhas retas como referência espacial para determinar o que está alinhado e o que não está. De fato, ao levantar é muito comum confiar excessivamente em nosso senso de visão e usar a orientação espacial do equipamento, edifício, paredes e estruturas para criar um mapa de referência visual que alinha nosso corpo e membros em relação a outros objetos. a sala. No entanto, devido a questões relacionadas à dominância ocular, nosso ponto de referência para o que constitui uma linha perfeitamente reta raramente está correto. Portanto, tentar usar nosso ambiente como um meio de alinhar nosso corpo será semi-preciso, na melhor das hipóteses.

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3. Além das questões sensoriais, há a questão da atenção. A ciência sobre o tema da atenção é bastante complexa, portanto, o que descrevo aqui é uma visão geral muito simplista para ajudar a ilustrar pontos subseqüentes. A ciência mostrou que a capacidade de atenção é limitada, de modo que só podemos atender a um punhado de elementos e, em muitos casos, apenas um elemento de cada vez antes de sacrificar quanta atenção atribuímos a cada elemento. Simplificando, quanto mais elementos tentamos atender de uma só vez, mais a quantidade total de atenção direcionada a cada elemento individual sofre. Isso é particularmente verdadeiro para habilidades ou tarefas complexas que exigem altos níveis de função cerebral e foco cognitivo.

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A maioria dos movimentos do treinamento de força pode ser categorizada como habilidades complexas que requerem altos níveis de envolvimento cognitivo e foco mental, a fim de otimizar a qualidade do movimento. Aprender como concentrar todos os recursos atencionais de alguém em um movimento específico e sua mecânica associada é, portanto, da maior importância se alguém quiser dominar o movimento.

Nossa capacidade de atender ao posicionamento corporal, padrões de recrutamento, alinhamento, centragem das articulações, carga simétrica e postura pode ser rastreada até o feedback proprioceptivo e a consciência cinestésica. Quanto melhor pudermos sentir sinais sutis de feedback proprioceptivo, mais podemos ajustar nosso movimento. O feedback visual, sendo muito menos sutil, é freqüentemente uma distração que compete com nossos recursos de atenção, muitas vezes nos levando a confiar mais em nosso senso de visão do que em nosso sentimento. Isso é verdade se usamos um espelho para medir nossa forma ou referência espacial para medir nosso alinhamento e posicionamento geral do corpo.

Isso também significa que usar a visão para nos guiar através de um cenário pode ser muito enganador e perturbador. Da mesma forma, sugere que, mesmo que nossos olhos estejam fechados, contar com imagens visuais e orientação espacial de um recente “instantâneo” mental de nosso entorno pode produzir problemas talvez mais sutis e similares, como quando treinamos sob condições de olhos abertos. Como discutido anteriormente, ajustar nosso movimento por meio de nosso senso de visão é aproximadamente 8 a 10 vezes mais lento do que fazer modificações com base em nosso senso de sensação e propriocepção. Eliminar a visão, particularmente o uso de um espelho, para medir nosso movimento pode reduzir essa latência; no entanto, confiar em imagens visuais e referências espaciais de qualquer tipo ainda é ordens de magnitude provavelmente mais lentas do que depender exclusivamente do sentimento.

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Conclui-se, portanto, que eliminar todos os traços de visão e imagem visual, interferindo em nossa capacidade de tirar uma foto precisa do ambiente circundante, nos privaria efetivamente de um mapa de referência espacial, otimizando as condições de treinamento de olhos fechados. Sob tais condições, não usaríamos mais a visão, imagens visuais ou referência espacial. Em vez disso, seríamos forçados a confiar 100% em nosso senso sensorial, consciência cinestésica e feedback proprioceptivo para realizar o movimento.

Digite ‘Treinamento de eliminação de imagens visuais e referência espacial’ ou treinamento VISRE (viseira pronunciada) – o epítome do treinamento de olhos fechados ou sem visão.

Como executar protocolos VISRE (treinamento de eliminação de referência espacial de imagens visuais)

Embora a ciência subjacente ao treinamento do VISRE seja bastante complexa, a aplicação prática não poderia ser mais direta – ou torta, dependendo de como você a vê, olhos fechados, é claro (todos os trocadilhos pretendidos).

O treinamento VISRE consiste em simplesmente girar o corpo levemente em uma direção ou outra, apenas o suficiente para que ele seja posicionado em um leve ângulo em relação às várias linhas retas no ambiente (paredes, rack de agachamento, plataforma, bancos, outros equipamentos etc.) , realizando o movimento com os olhos fechados. Sim, é simples assim.

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