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Treinamento dos isquiotibiais

Como mencionado na minha última entrada, recentemente encontrei algumas imagens antigas de treinamento que pensei que estavam perdidas. Foi divertido olhar para os clipes, pois, inadvertidamente, confirmei uma mensagem que preguei desde o início deste site, muitas luas atrás. Para ser franco, exercícios de qualidade e técnicas de treinamento não são novas. Mais frequentemente, o que funcionou antes continua a funcionar hoje. É desperdiçado muito tempo procurando métodos novos ou diferentes, em vez de usar o que já foi comprovadamente eficaz. Assim, para o bem de sua entrada, veremos o treinamento dos isquiotibiais da velha escola como um excelente exemplo para essa premissa.

Treinamento dos isquiotibiais

Os dois vídeos abaixo variam de aproximadamente 10 a 15 anos. No primeiro, você me verá realizando o que é chamado de enrolamento nórdico dos isquiotibiais ou aumento natural do presunto do glúteo. Realizo o exercício a partir de um banco caseiro que fiz na minha garagem com sucata de madeira e nenhum plano preconcebido. Outra opção caseira pode ser vista aqui (via Matt Wichlinski), ou você pode executar o exercício com um barbell, como demonstrado aqui por Bret Contreras.

Em seguida, você verá duas variações de outro dispositivo de isquiotibiais caseiro. Ambos têm controles deslizantes de móveis anexados ao fundo para deslizar suavemente sobre o tapete. Os pesos são adicionados a um pedaço de tubo que é preso por um flange de tubo. Pequenas tiras de madeira servem como pinos para impedir que os pés deslizem. Cada design é simples, mas também altamente eficaz. Muito poucos exercícios atingem meus tendões com tanta força quanto essas ferramentas baratas e de baixa tecnologia.

Pouco mudou

Ironicamente, nos 10 a 15 anos que se passaram desde a filmagem desses vídeos, pouco mudou em relação aos movimentos demonstrados acima. Tanto o tendão nórdico quanto o alongado continuam a desafiar meus tendões e qualquer outro exercício. A bomba dos isquiotibiais experimentada por esses movimentos é como nenhuma outra.

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Infelizmente, esses exercícios permanecem relativamente desconhecidos. Desde o compartilhamento desses vídeos antigos, minha caixa de entrada foi inundada de perguntas sobre exercícios e equipamentos. Cargas de pessoas conscientes do condicionamento físico também nunca viram isso. Uma razão é provável porque os atletas continuam cometendo o erro de negligenciar o trabalho direto dos isquiotibiais. Como resultado, não deve surpreender que as lesões nos isquiotibiais continuem sendo uma das lesões mais comuns em todos os esportes. E o pior é que essas lesões normalmente requerem um longo período de reabilitação.

Alvo dos Hammies

Então, qual é a solução?

Para iniciantes, não assuma que a execução de agachamento sozinha tenha suas necessidades corporais completamente cobertas. Em vez disso, reserve um tempo para atingir os isquiotibiais diretamente. Falando por experiência própria, acredito que o trabalho direto sobre os tendões tem sido fundamental para o meu treinamento nos últimos 20 anos. Isso não apenas ajudou minha força geral (por exemplo, levantamento terra), mas também pude realizar corridas planas de terreno e colina com segurança sem nunca sofrer ferimentos.

Além disso, não estou sugerindo que você precise executar os exercícios demonstrados acima. Existem muitas opções para o treinamento dos isquiotibiais. O que estou sugerindo, porém, é que você reserve um tempo para pesquisar e se educar sobre o assunto. Com uma pesquisa rápida, você pode encontrar muitas opções. Mesmo um par de controles deslizantes de móveis baratos podem fazer o truque por conta própria (por exemplo, veja aqui).

Pensamentos finais

Em resumo, à medida que o setor de fitness se afasta mais da substância e mais em direção ao flash, pode ser particularmente útil olhar para trás no tempo para encontrar técnicas comprovadas que foram utilizadas e fornecidas sem uma agenda. Os atletas do passado não estavam preocupados com o número de curtidas que receberiam nas mídias sociais realizando um exercício. Em vez disso, eles se concentraram apenas em fazer o que funciona.

No mundo de hoje, o oposto costuma ser verdadeiro, à medida que mais e mais profissionais de fitness dançam sem roupas, com menos substância do que roupas. Não se deixe enganar pelo hype. Como disse há anos, a força não é nova. E, embora possamos ocasionalmente encontrar uma nova idéia ou melhoria, isso não nega o fato de que métodos comprovados já estão estabelecidos e prontamente disponíveis para qualquer pessoa que esteja disposta a pesquisar e aprender.

Aproveite o tempo para investir em si mesmo, estudando e aprendendo com o passado.

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“Cedo ou tarde, tudo o que é velho é novo novamente.” – Stephen King



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