Você é um levantador com metas difusas?

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Imagine este cenário: um levantador em sua academia convenceu seu amigo – Jeff – a se inscrever em um treinamento pessoal. Depois de conhecer Jeff um pouco, você pergunta o que ele quer de trabalhar com você e ele responde:

“Honestamente, estou apenas procurando ficar mais apto e mais forte.”

Este é um clássico objetivo difuso, bem ali com ficando mais tonificado e trabalhando na minha saúde. De acordo com grande parte da literatura sobre coaching pop, isso não vai funcionar.

Sempre que ouvimos intenções milquetoast como esta, devemos dar-lhes uma espinha dorsal e:

Mas, primeiro, vamos dar um passo para trás e fazer a pergunta pendente: por que empurramos esses tipos de metas? A resposta intuitiva é que o cliente precisa de uma meta para se manter motivado.

Sem algo pelo que se esforçar, eles desistem quando os treinos se tornam desafiadores.

Isso pode ser verdade para trainees comprometidos, mas é apropriado para Jeff?

Estágios de mudança

De acordo com uma abordagem popular – o Modelo Transteórico de mudança de comportamento – as pessoas passam por estágios distintos para fazer mudanças significativas, como parar de fumar ou adotar uma nova dieta.

Metas SMART e estratégias de programação sofisticadas são mais eficazes para aqueles nos estágios posteriores – ação e manutenção. Quando esses levantadores vêm até você, eles sabem o que querem e já tentaram outras alternativas no passado. Eles precisam de estratégias, práticas e responsabilidades específicas para ajudar a atingir seus objetivos.

Outros levantadores estão nos estágios iniciais, ou não considerando nenhuma mudança ou apenas começando a refletir sobre a possibilidade. Os treinadores podem ajudar esses levantadores a se prepararem por meio de conversas e tornando o treinamento uma experiência divertida, Mas não sempre.

Levantadores como Jeff estão no meio, o que o Modelo Transteórico chama de estágio de preparação.

  • Eles podem saber o que eles não quer.
  • Eles provavelmente falharam em algum ponto.
  • Eles não têm certeza de como resolver seus problemas.

As pessoas neste estágio estão prontas para fazer algo, mas não para se comprometer com etapas significativas ainda.

Jeff pode não ser motivado por um número em uma barra, escala ou cronômetro. Até que Jeff consiga realizar o levantamento terra de 285 libras, ele não tem um contexto para a realização que é colocar 405 libras na barra pela primeira vez e ainda não sabe se ficar mais forte resolverá seu problema.

Definir metas nesta fase é um desafio. Metas motivadoras têm uma qualidade de goldilocks:

  • Os objetivos não podem parecer totalmente fora de alcance, nem podem ser muito fáceis.
  • Se atribuirmos a Jeff um alvo arbitrário com base em um gráfico de nível ou nossa experiência de coaching, as probabilidades são de que ele atingirá um ou mais desses objetivos no decorrer do treinamento.
  • Alternativamente, os objetivos podem demorar muito para serem alcançados e ele perderá o interesse neles, já que eles não tiveram nenhum significado real para ele em primeiro lugar.
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E nós, como treinadores, sabemos disso – vemos isso o tempo todo – o que me traz de volta à pergunta: “Por que forçamos isso?” Acho que há duas razões pelas quais aumentamos as metas tão cedo:

  1. A primeira razão é que nossa própria experiência e as histórias de sucesso baseadas em objetivos que ouvimos nos dão uma imagem falsa de como as pessoas mudam, como o Dr. Prochaska – um dos desenvolvedores do Modelo Transteórico – explicou em um artigo de 1992.
    No tratamento do vício do cigarro e do álcool, os especialistas desenvolveram um programa de mudança orientado para a ação com base no que funcionou para os indivíduos mais bem-sucedidos. Quando amplamente aplicados, porém, esses programas foram em sua maioria fracassos devido às altas taxas de evasão e baixa adesão. Isso ocorreu porque – em média – apenas 10-20% dos sujeitos estavam prontos para agir no início.
    Os programas bem-sucedidos aproximaram os participantes da ação, e foi o compromisso do sujeito – combinado com estratégias práticas – que levou ao sucesso.
  2. A segunda razão pela qual impulsionamos esses objetivos é pessoal: alivia nossa ansiedade. Não nos sentimos confortáveis ​​em lidar com a ambivalência e não temos certeza de que o cliente pode ir embora, então caímos nos velhos hábitos.
    Reempacotamos suas necessidades em um formato de estudo de caso, definimos metas SMART e, em seguida, retiramos nossos lápis # 2 para chegar a uma resposta de qualidade A. Sabendo que dissemos o certo Isso nos dá a confiança de que estamos fazendo nosso trabalho e a segurança de que eles continuarão a ser nossos clientes.

Mas os levantadores não são testes de múltipla escolha, e forçar uma ação complexa muito cedo não consegue alcançá-los onde estão. Ao tentar provar nossa competência, nós os afastamos.

Avance com eficácia

“O estágio de preparação é uma fase de planejamento em que os clientes estão começando a executar ativamente seus planos … Portanto, o foco principal deve ser o que for necessário para sustentar um compromisso com a ação futura.”

– Dr. Clifton Mitchell, Técnicas eficazes para lidar com clientes altamente resistentes

Quando alguém vem até nós não totalmente pronto para uma ação comprometida, os esforços para empurrá-lo provavelmente fracassarão. Estamos fora de sincronia, teremos resistência e, se não tomarmos cuidado, culparemos o levantador por estar não conforme.

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Quando confrontado com levantadores como Jeff, considere que eles não precisam ser consertados. Em vez disso, eles precisam de um conjunto claro de próximas etapas, evidências de que você pode ajudá-los a resolver o problema e confiar em você como treinador.

Etapas de ação claras

Como Chip e Dan Heath sugerem em seu livro Interruptor, “O que parece resistência muitas vezes é uma falta de clareza.”

Levantadores no estágio de preparação estão procurando soluções e se preparando para agir, mas não estão prontos para mudanças radicais na vida.

Para que as etapas de ação sejam eficazes, eles precisam ser claros e pequenos o suficiente para que o levantador possa fazê-los facilmente, especialmente quando combinado com o apoio e responsabilidade do coach.

Um exemplo de uma etapa de ação pode ser agendar uma primeira introdução e uma sessão de teste. A decisão de treinar é uma ação imediata. O levantador sabe o que fazer, e o treinador cuida da parte complicada – projetar uma primeira sessão produtiva.

Uma etapa de ação ineficaz pode ser responder à pergunta de um cliente sobre dieta com: “Por enquanto, tente reduzir a ingestão de alimentos processados ​​e bebidas açucaradas.”

Esse conselho pode parecer claro e direto para um treinador – é muito mais fácil do que tentar explicar os detalhes da digestão e do metabolismo. Ainda assim, o levantador agora precisa:

  1. Decida o que conta como alimento processado
  2. Revisar seu ambiente de alimentação
  3. Mude seus hábitos.

Essas três etapas estão muito longe, muito rápidas.

Evidência de mudança

Embora levantadores como Jeff muitas vezes cheguem sem uma noção clara de para onde estão indo, quase sempre têm um problema que desejam resolver. Isso é o que os motivou o suficiente para perguntar por aí, encontrar você e vir para a sua academia dispostos a pagar os preços dos treinamentos. Trabalhe com eles para esclarecer qual é o problema e encontrar uma maneira de eles verem como está o progresso.

  • A primeira metade—Identificar o problema real a ser resolvido — geralmente é mais complicado do que parece. Você pode ter que continuar perguntando porque, aborde a questão de diferentes ângulos e aprofunde seu entendimento sobre a luta deles nas próximas semanas e meses.
  • A segunda parte– encontrar uma métrica significativa – parece contradizer a afirmação anterior de que Jeff provavelmente não precisa de metas. Nesse caso, a métrica serve para orientar as mudanças de programação e mostrar se o treinamento é eficaz, não para definir metas para eles almejarem um objetivo específico. O processo é semelhante aos exercícios de respiração consciente, em que o objetivo é tomar consciência da respiração sem tentar alterá-la. E, assim como na meditação, é preciso disciplina e paciência para resistir ao impulso de transformar métricas em objetivos.
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Se pudermos esclarecer as reais necessidades do levantador e mostrar-lhes os benefícios do processo de treinamento, encorajamos seu compromisso sustentado e os colocamos em uma boa posição para adotar estratégias orientadas a objetivos que funcionam se forem apropriadas mais tarde.

Ganhar confiança

Por fim, concentre-se em construir confiança e conexão.

Esse processo nunca acaba, mas principalmente nos primeiros meses, comece a conhecê-los como levantadores. Dentro dos limites, traga todo o seu eu – sua personalidade, paixões e projetos – para a academia com você para expressar integridade entre sua missão de vida e seu trabalho como treinador. Preocupe-se com o progresso deles e fique animado quando eles alcançam novos primeiros e marcos.

Seja profissional no que você diz e como você toca e mantém limites claros, consistentes e razoáveis ​​sobre o seu escopo de prática – tanto o que você fará quanto o que não fará. Cumpra o que promete no prazo e peça desculpas quando estiver errado.

Está além do escopo deste artigo – pode ser a missão de uma vida inteira – explicar a melhor forma de desenvolver a confiança. Em vez disso, simplesmente respeite o valor que a confiança traz para o processo de coaching.

O tempo gasto na construção de harmonia, conexão, desenvolvimento de projetos paralelos, processos de negócios mais rígidos e comemoração com seus levantadores é benéfico para ambos, mesmo que não esteja vinculado a um objetivo tangível.

Estes tarefas secundárias pode ser a coisa mais importante que você faz.

Como ajudar o Jeff

Você não pode trabalhar com alguém como Jeff. Você pode optar por trabalhar exclusivamente com grupos que – em sua maioria – já passaram desse estágio. Ou você pode se especializar em levantadores de peso que estão ainda menos prontos para a mudança do que Jeff, como visto em alguns programas de reabilitação e funcionários obrigatórios.

Ainda assim, em minha experiência de trabalho como haltere e treinador de CrossFit, a maioria dos novos levantadores estão em estágio de preparação, e eu suspeito que isso seja verdade em grande parte do espaço de treinamento comercial.

E com quem você trabalha, sua prontidão para a mudança fluirá para dentro e para fora. Seu cliente pode ter uma recaída em velhos comportamentos e perder a confiança ou se preparar para uma mudança de objetivo ou estilo de vida que o tire do familiar.

Saber como lidar com essa transição – trazendo-os de volta às rotinas eficazes e avançando em direção ao seu novo objetivo – pode ser a diferença entre ser um bom treinador e o tipo de treinador que mantém o levantador feliz e prosperando por anos.

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